Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O deputado Roberto Andrade esteve recentemente no Hospital São João Batista, em Viçosa. Como consequência da visita, o parlamentar está coordenando com lideranças políticas uma mobilização para conseguir que a Região Ampliada de Saúde do Leste do Sul seja incorporada à Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado de Minas Gerais.

A região do Leste do Sul é composta pelas (antigas microregiões) regiões de saúde de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu. São ao todo 53 municípios, atualmente desprovidos de serviços eficazes de emergência e de certa forma “ilhados”, já que todos os municípios ao entorno do Leste do Sul já contam com atendimento da RUE.

De acordo com Roberto Andrade, “a implantação da Rede de Urgência e Emergência no Leste do Sul será essencial para a eficiência do atendimento à população local. Vamos fazer um pleito junto a secretários e o próprio governador do Estado e vamos reunir todas as lideranças da região para que isso se torne realidade, no menor prazo possível”.

Em setembro, técnicos da Secretaria de Saúde visitaram hospitais da região, realizando diagnósticos das instituições. Posteriormente, em outubro, foi realizada em Manhuaçu uma oficina com representantes de hospitais, municípios e órgãos públicos para elaboração do Plano de Ação Regional da RUE, em que foram definidas as instituições que receberão as diversas linhas de cuidados da rede.
A definitiva implantação da RUE, além de representar um expressivo aporte de recursos para os hospitais, vai mudar a realidade dos atendimentos de urgência nas 53 cidades da região.

Legenda da imagem

Hospital São João Batista. Lacyr Andrade, do conselho curador; Mariana Brant, do conselho curador; Sérgio Pinheiro, diretor do hospital; Roberto Andrade, deputado estadual e Tessália Brunetti, presidente da Fundação Assistencial Viçosense

Comentários