Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

 

Eles são conhecidos mundialmente, vivem integralmente de um único emprego e ganham atenção da mídia. Os profissionais de esportes eletrônicos que figuram entre os 100 melhores de seus respectivos games levam uma vida bem parecida com um jogador profissional de qualquer esporte tradicional.

É preciso treinar rigorosamente, ter uma vida regrada e viajar o mundo disputando torneios. Essa é a rotina de Diego Schwimer, profissional de 23 anos que ganha o sustento jogando profissionalmente o game StarCraft II.

Filho de pai norte-americano e mãe brasileira, Diego nasceu nos Estados Unidos, mas quando tinha apenas três anos mudou para o Brasil. Por aqui, ele viveu em Belo Horizonte por 16 anos. Dono de nacionalidade dupla, o jogador voltou para os Estados Unidos em 2014 para se dedicar exclusivamente ao StarCraft II.

Apesar de ter nascido nos EUA, Diego passou a maior da sua vida em Minas Gerais. Ele mesmo se reconhece como “mineiro americano”, porém, carrega a bandeira brasileira nos torneios mundo afora.

Um dos poucos representantes do Brasil no cenário mundial do StarCraft II, Diego tem orgulho de suas origens mineiras. Além disso, Diego está longe de ser um mero coadjuvante no game e figura entre os melhores do mundo.

Nos games, Diego é conhecido pelo apelido “Kelazhur”. Profissional desde 2015, há dois anos ele conseguiu um dos maiores feitos de sua já consagrada carreira quando ganhou a quarta Copa América.

Para se tornar campeão, Diego teve de derrotar o mexicano Juan Carlos “MajOr”, também um dos maiores do mundo. Além do prestígio do título, o brasileiro levou para casa R$ 13 mil.

“Acho que a minha vitória na Copa América do ano passado foi um marco na minha carreira. Com a experiência de ser campeão, eu comecei 2017 com o pé direito e fui para Coréia logo depois. Disputei um torneio em Austin, nos Estados, depois de passar três meses na Coréia”, disse o brasileiro em reportagem do canal VIU Stiduo.

Na época, ele jogava pela equipe ROOT Gaming, da qual ficou entre 2015 a 2018. Diego trocou de equipe no ano passado, quando passou a atuar pela Panda Global. Esse time é um dos melhores de StarCraft II e frequentemente aparece nos sites de apostas em eSports como um dos favoritos a boas campanhas em torneios internacionais.

O título na Copa América não foi uma ocasião isolada na carreira do brasileiro. Ele bateu na trave duas vezes em 2018 e terminou a última temporada na 17ª colocação do ranking global da World Championship Series.

“A realidade é que o tempo passou e o Kelazhur virou o Kelazhur. É um jogador que muitos amadores e profissionais do mundo se espelham nele e querem ser como ele”, disse Pedroca, especialista em esportes eletrônicos e um dos principais streamers dos games.

No ano passado, Diego atingiu um dos maiores feitos da carreira quando foi o único brasileiro presente na seleção mundial contra os sul-coreanos. Apesar de ter sido eliminado para um finlandês que eventualmente foi o campeão do torneio GSL vs The World, o brasileiro fez história e evidenciou o nome de Minas Gerais no cenário global do StarCraft II.

Photo by SobControllers

Segundo ranking global atual do World Championship Series, Diego aparece na 19ª colocação e como o único sul-americano entre os 20 primeiros. Quando o assunto são jogadores latinos, apenas dois mexicanos acompanham o brasileiro no top 20.

Segundo Diego, não há segredo para figurar entre os melhores do mundo. O fundamento do seu jogo é muito treinamento e dedicação. Além de morar no exterior para treinar com os mais competentes, ele já passou por um período de estágio na Coreia do Sul — principal país no StarCraft II.

Em 2018, o mineiro ganhou a honraria de melhor jogador de StarCraft II da temporada na cerimônia do Prêmio eSports Brasil 2018.

Só de Diego comparecer na elite do ranking mundial e de representar o Brasil entre os melhores é uma grande conquista do cenário dos esportes eletrônicos brasileiro. Isso evidencia mais uma vez que é possível um jogador criar a sua base por aqui e exportar o seu talento no cenário internacional. Quem sabe ele inspire outros mineiros a seguirem o mesmo caminho nos eSports profissional.

Comentários