Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A vice-reitora Rejane Nascentes recebeu, na última quinta-feira (4), representantes dos movimentos de mulheres em Viçosa. As estudantes, de diferentes cursos da UFV, compartilharam seus desafios e se mostraram dispostas a participar de uma campanha permanente. A proposta é iniciar uma série de ações com atividades ao longo de todo o ano letivo que irão envolver a Reitoria, os grupos presentes e outras representações que se juntarão nas próximas reuniões.

Promovido pela Diretoria de Comunicação Institucional da UFV, o encontro aconteceu na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A data é, historicamente, marcada por discussões sobre os direitos das mulheres, melhores condições de trabalho e reivindicações de igualdade de gênero.

Para a professora Rejane, é preciso fazer mais do que simplesmente homenagear as mulheres. Como todos os anos a UFV recebe novas estudantes, todas devem ser acolhidas: “Existem muitos temas importantíssimos que precisam ser discutidos com sensibilidade e, ao mesmo tempo, seriedade. Cada vez mais, nós avançamos em espaços há pouco tempo considerados masculinos, quebrando paradigmas e mostrando que, com empenho, dedicação e capacitação, podemos executar muitos trabalhos, antes não realizados”.

A expectativa da vice-reitora é envolver alunos, professores, servidores e técnico-administrativos. Mais do que isso, planeja estender as ações para além das Quatro Pilastras: “O papel extensionista de uma universidade pública como a nossa é primordial. É relevante alcançar também a população com essa significativa mensagem que queremos transmitir”.

Ela reforçou, ainda, a importância de se enfrentar a questão dos crimes de assédio: “A nossa Administração pretende lidar de forma bastante firme com esses processos. Independentemente do cargo que ocupe ou de quem for, casos de assédio não serão tolerados”, enfatizou.

Participaram do encontro as discentes Luana Matos e Taiane Paiva, do projeto de extensão Contamina – Liderança Feminina, Laura Zuanon e Monica Rocha, da empresa Deixa Ela Curtir, e Paola Mafra, do Movimento de Mulheres Olga Benário e o diretor de Comunicação Institucional da UFV Ricardo Duarte.

UFV

Comentários