Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

18880755043_d62341b39d_zApós passar pelos distritos de Cachoeira de Santa Cruz e Novo Silvestre, o programa Prefeitura Itinerante, já em sua terceira edição, contemplou os Bairros Nova Viçosa e Posses. Essa região é um dos maiores conglomerados residenciais da cidade, com mais de 3 mil imóveis, onde vivem mais oito mil pessoas.

Durante as últimas semanas, essa região vem recebendo serviços e obras realizadas por diversos setores da Prefeitura, como asfaltamento de vias, manutenção das vias com calçamento de pedra, construção e pintura de meios-fios, poda de árvores, instalação de lixeiras e papeleiras e manutenção em bocas de lobo e bueiro. A região também está recebendo uma revitalização da sinalização de trânsito horizontal e vertical, com a instalação de placas, quebra-molas, faixas de pedestre, pintura de divisões de pista e alterações no fluxo de algumas vias.

A exemplo do que vem acontecendo em Cachoeirinha e Novo Silvestre, vários trabalhos terão continuidade, mesmo após o encerramento da Prefeitura Itinerante, como o mutirão de limpeza com recolhimento de entulho das ruas, que já recolheu toneladas de lixo da região. O trabalho de patrolamento das estradas rurais também terá continuidade, inclusive com o cascalhamento, abaulamento e construção de tanques secos nas margens das estradas, com o objetivo de conter enxurradas e manter a durabilidade do cascalho.

A Prefeitura Itinerante também realizou um trabalho educativo com a comunidade de Nova Viçosa e Posses, em parceria com instituições como a APOV e a Rebusca. A questão da educação ambiental foi trabalhada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com o cantor Thyaga, que promoveu várias oficinas de educação ambiental com alunos da E.M. Padre Francisco José da Silva, E.M. José Teotônio Pacheco, APOV e Rebusca. Essas mesmas escolas participaram do Projeto Educação para o Trânsito (PETRA), do Departamento de Trânsito, que trabalhou com as crianças a questão da responsabilidade de cada indivíduo na construção de um trânsito seguro.

Encerramento e Homenagens

19505909631_d7b09c6f89_zNo último sábado, dia 04 de julho, aconteceu na Praça Antônio Chequer, em Nova Viçosa, o evento de encerramento do projeto. Foi um dia de cidadania e diversão, com oferecimento de diversos serviços gratuitos e uma extensa programação cultural e educativa. Além disso, a comunidade teve a oportunidade de bater um papo, fazer cobranças e tirar dúvidas com o corpo de secretariado da Prefeitura, nas tendas das Secretarias.

As crianças se divertiram com os brinquedos do Departamento de Esporte e Lazer da Prefeitura, que levou cama elástica, escorregador inflável, brinquedos infantis e mesa de pingue-pongue. O Grupo Escoteiros de Viçosa também estava presente e realizou com as crianças e adolescentes diversas atividades que passavam noções de sobrevivência e o espírito coletivo. Também houve distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce. Já no palco do evento, a música ficou por conta da percussão da banda Perifonia, comandada pelo músico Thomas Medeiros, o Bulldog.

Um dos serviços mais procurados foi a Feira de Saúde, que ofereceu exames variados, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatite B e C. Na tenda da saúde também teve orientações sobre práticas corporais, saúde do homem, prevenção de câncer, combate à dengue e ao caramujo africano, saúde bucal e dicas sobre como se prevenir de doenças adquiridas em salão de beleza. A galera também queimou calorias com a atividade jump, promovida pela equipe do PSF do Bairro. Ainda no local do evento a Secretaria de Saúde emitiu gratuitamente e imediatamente a carteirinha do SUS aos cidadãos que ainda não possuíam o documento.

A Unidade Móvel do SEBRAE também esteve presente na Prefeitura Itinerante. Lá, a comunidade recebeu esclarecimentos a respeito da formalização do microempreendedor individual. A instituição também apresentou soluções para o desenvolvimento de negócios já formalizados. A parceria com o SEBRAE foi realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento, que também levou informações sobre o SINE e as novas regras do Seguro Desemprego.

O momento mais especial do evento foi a entrega da Medalha Tiradentes a 55 moradores de Nova Viçosa e Posses, em reconhecimento por seus relevantes serviços prestados à comunidade local. A honraria foi concedida pelo Prefeito Ângelo Chequer, por meio do Decreto nº 4.808/2015. Foram homenageados Vítor Bebiano Leme, Jaqueline Natividade dos Apóstolos, Catarina Coutinho de Oliveira, Maria do Carmo Apolinário, Elizabete Quintão de Souza Martins, Adão das Graças Sabino, João Eufrásio Lopes, Paulo Francisco da Silva, Margarida Venâncio da Silva, Vicência Honorata Machado, Eva Eunice Lopes Barbosa, João Marins Sabino, Sebastião Estévão de Lana, Maria Aparecida Geremias, José Quirino Gonçalves, Geraldo Kuiz Sabino, José Márcio Costa, José Agostinho Marcos, Miriam Aparecida Paiva, Maria Madalena Apolinário, José Germano Monteiro, Rita de Cássia Batista Moura, Catarina Coutinho de Oliveira, José Carlos da Silva, Francisco Assis da Rocha, José Costa Martins, Vitor João Braz, Vera Lúcia Escolástica de Almeida, José Lino Bernardo, Juarez Castores Rodrigues, Nilda Mara Ferreira, Maria da Conceição Ribas, José Reni Martins, Aloísio Fernando de Oliveira, Luciano Ribeiro de Souza, José Lopes dos Santos, Imaculada da Silva Guedes, Jaime Ferreira de Lana, Felipe do Nascimento, Antônio Silveira, Francisco Gregório de Freitas, Hermínio João de Jesus, Marcos Dias Magela, Arlindo Matias de Lana, Sebastião Ferreira dos Santos, Jair Costa, Ester dos Santos, Jessé Gomes Machado, José Gonçalves Brandão, Ana Paula C. da Silva, Gilberto da Silva Brandão, Adiliano Rodrigues de Oliveira, Mara Aparecida Rafael Lucas, Murilo Félix e Antônio Simão Gonçalves.

Diversas autoridades prestigiaram o momento, como Vereadores do município, o Deputado Estadual Roberto Andrade e o Deputado Federal Rodrigo de Castro. Eles auxiliaram o Prefeito na entrega das medalhas e também se pronunciaram no palco do evento. Em sua fala, Rodrigo de Castro destacou o crescimento dos Bairros Nova Viçosa e Posses e lembrou da importância que foi para o município a criação dessa nova região urbana, que proporcionou moradia digna a milhares de famílias. Para o Deputado Roberto Andrade, a Prefeitura Itinerante é um programa que aproxima o executivo dos problemas da comunidade e traz eficácia no momento da escolha das prioridades.

Em seu discurso o Prefeito agradeceu a comunidade de Nova Viçosa e Posses pela receptividade e apoio na realização desta edição do programa. Ele ainda parabenizou o trabalho das instituições filantrópicas locais, educacionais e religiosas, que promovem o desenvolvimento social da população. Ângelo falou do sentimento de carinho que ele tem pela região e lembrou que Nova Viçosa e Posses foi fundada durante o governo de seu pai, o ex-Prefeito Antônio Chequer. O Prefeito aproveitou para reforçar seu compromisso com o desenvolvimento da região e anunciou novas obras, como o asfaltamento de 10 novas ruas no segundo semestre de 2015.

No local no evento, o Prefeito assinou diversas ordens de serviço, das quais se destacam a autorização para a construção da Farmácia de Minas em Nova Viçosa e a reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro. Além disso, para este segundo semestre estão previstas a entrega das obras da Creche Pró-Infância e a conclusão da construção da quadra poliesportiva e da obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva.

ASSESSORIA DE IMPRENSA PMV.

Comentários