Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
A Prefeitura de Viçosa, por meio das secretarias de Obras e Agropecuária, iniciou nesta terça-feira (19) a obra de contenção de encosta na rua Assad Nazar, no bairro Nova Viçosa, que cedeu no dia 11 de fevereiro após fortes chuvas.
O desmoronamento da via foi causado pelo rompimento do sistema de manilhas pluviais que corta a via transversalmente. De acordo com o engenheiro George Aragão, Diretor de Projetos do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM), trata-se de um problema histórico, ocasionado devido aos reparos que foram feitos de forma errada no passado, agravado principalmente pela utilização de manilhas inapropriadas para aquela situação, ausência de estritura de sustentação e amarração, e também pela má compactação do solo. “Fatores esses que fazem com que as manilhas se desloquem uma em relação à outra, acarretando vazamento de água e desassoreamento do terreno”, explica George.
Em reunião nesta segunda-feira (18), o prefeito Ângelo Chequer e membros da Superintendência de Gestão Pública e Governança; secretaria de Obras; secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural; Instituto de Planejamento (IPLAM); Defesa Civil; Diretoria de Trânsito e empresa prestadora de serviços discutiram todas as etapas da obra. O projeto prevê, primeiramente, o isolamento da área, que já está interditada desde do dia do desmoronamento. Inclusive, as linhas de ônibus que passavam pela via tiveram o trajeto desviado para a rua Rahmi Curi.
Após o isolamento total da área, será feita a limpeza do local com escavadeira hidráulica, para retirada de solo ruim e entulhos. Após isso, será construída uma base de apoio para a nova rede pluvial que será construída. Na sequência será feito o reaterro com a compactação correta até o nível onde será assentada a rede de manilhas. Nesse momento já será avaliada a possibilidade de recomposição da rua com sua liberação para o tráfego de veículos. Em seguida será realizada o assentamento das manilhas juntamente com a execução de uma nova boca de lobo, que será um processo mais lento por ser um serviço quase que em sua totalidade manual. Após isso, o aterro será completado até o nível natural do lote, finalizando o serviço de movimentação de terra. Por fim, será construída uma escada hidráulica no final da rede de manilha até a área mais baixa do terreno. O prazo estimado para a liberação da via é de 10 dias, mas depende de boas condições climáticas.
Durante toda a execução da obra, agentes da Defesa Civil irão acompanhar e vistoriar as casas do trecho para monitorarem possíveis efeitos das intervenções. Para o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, o planejamento feito de forma técnica e a união da equipe garantem a execução rápida e segura da obra. “Nessa reunião definimos o papel de cada setor e os prazo a cumprir. A partir desta terça-feira vamos trabalhar de forma intensa no local para devolver a normalidade ao bairro Nova Viçosa”, disse Luciano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMV/ PORTAL VIÇOSA URGENTE
Comentários