Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

IMG_9962 IMG_9968 IMG_9977 IMG_9979Na próxima segunda-feira (04), começa a funcionar a Sala de Hidratação, no 2ª andar do Centro Integrado Viva Vida/Hiperdia, localizado ao lado do CISMIV, nas imediações do Colégio de Viçosa, na Rua Gomes Barbosa. Inaugurada hoje (01), a iniciativa é da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, o Hospital São João Batista e Hospital São Sebastião, e tem o objetivo de reduzir a ocupação dos leitos hospitalares por pacientes com dengue.

A sala, que deve funcionar por 90 dias – ou seja, até o início do inverno, quando os casos de dengue caem drasticamente – vem no momento mais crítico da epidemia em Viçosa, que tem seu ápice nos meses de abril e maio, segundo dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde nos anos anteriores.  Serão 15 leitos de alta rotatividade, que atenderão cerca de 50 a 60 pacientes por dia, durante todo o horário de funcionamento do centro. Assim, os leitos antes ocupados por pacientes de baixa complexidade e que necessitam apenas de soro, ficarão livres para casos mais graves ou que necessitem de um atendimento especializado.

Segundo o chefe do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, Cleverson Coutinho, o custo de manutenção será de cerca de R$100 mil ao longo dos três meses, em insumos. Além disso, o Secretário Municipal de Saúde, José Aparecido de Sousa (Cido), ressaltou que tanto os PSFs, como os hospitais, já foram orientados a instruir os pacientes já diagnosticados a se dirigirem ao local, na necessidade de se reidratar.

Além do secretário Cido e o chefe de Redes de Atenção à Saúde Cleverson, estiveram presentes na cerimônia de inauguração, realizada na tarde desta sexta-feira, o prefeito Ângelo Chequer, vereadores e diversos servidores da saúde.

Comentários