Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
Marcus Antônio Amarante Viana Schitini é o novo secretário de Saúde do Município de Viçosa a partir desta terça-feira (11). Ele foi nomeado pelo prefeito Ângelo Chequer em substituição à Semíramis Della Lucia Gomes, que assume a coordenação da Ouvidoria da secretaria de Saúde.
Viçosense e formado em farmácia pela Univiçosa, Marcus já tem experiência como secretário da mesma pasta na cidade vizinha de Pedra do Anta, onde atuou por seis anos em três mandatos diferentes. Schitini também leva em seu currículo participação em comissões de acompanhamento do centro Viva Vida, do Programa de Fortalecimento da Saúde Primária e do CER APAE. Ainda foi vice-presidente do núcleo macro-regional de Ponte Nova do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).
O novo secretário contribuía com a pasta da Saúde de Viçosa desde janeiro deste ano, como chefe do departamento de Regulação, Auditoria e Avaliação, onde coordenou um trabalho de revisão de processos e contratos que vai gerar, neste ano de 2017, uma economia aproximada e 1 milhão de reais aos cofres púbicos.
Sobre as metas que recebeu do prefeito, Marcus citou a necessidade de uma reformulação geral dos serviços oferecidos pela rede e o aumento da eficiência no uso dos recursos públicos, sobretudo diante da queda de arrecadação e diminuição do repasse de recursos.
Ente as ações que irá priorizar, o novo secretário destacou a reestruturação geral da Atenção Básica; o estabelecimento de um Plano Único de Medicamentos Municipais que integre as redes pública e privada e a revisão dos contratos com os hospitais.
OUVIDORIA DA SAÚDE
Semíramis Della Lucia Gomes, à frente da secretaria de Saúde desde outubro de 2016, deixa o comando da pasta para responder exclusivamente pela Ouvidoria Regional da secretaria de Saúde.
O órgão é um instrumento de gestão cujo objetivo é a avaliar e aprimorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde em Viçosa, tanto na atenção primária quanto na atenção secundária.
Comentários