Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Começam nesta quarta-feira (03) as vistorias em  centros de atendimento clínicos, fisioterápicos, odontológicos e veterinários. Os locais devem se devem se adaptar às novas normas previstas no decreto nº 5.470/2020 para realizarem atendimentos eletivos. As regras determinam os procedimentos para pacientes e profissionais da saúde da rede pública ou privada.

Assim como os comerciantes, os centros de atendimento em saúde também terão que se adaptar às rígidas normas que possibilitam o atendimento com segurança aos pacientes. Eles terão que estruturar seus consultórios clínicos de acordo com as normativas para cada especialidade. A solicitação para a vistoria é feita exclusivamente online, CLICANDO AQUI.
Somente após o cadastro, a vistoria dos locais será realizada por um engenheiro e um fiscal da vigilância sanitária. De acordo com a chefe do setor de Vigilância Sanitária de Viçosa, Wanderleia Santana, a expectativa é que cerca de 350 estabelecimento clínicos, veterinários e odontológicos sejam analisados: “os profissionais devem apresentar as adequações de acordo com as normas do decreto, o equipamento de proteção individual (EPI’s) que serão utilizados e o protocolo de atendimento”, explica.
 
Cuidados para os pacientes
Para serem atendidos, os pacientes precisam ter preenchido um formulário online, simples. Os dados devem ser recolhidos pelo profissional de saúde antes da consulta ou procedimento. Caso o paciente tenha condições de realizar o cadastro previamente, CLIQUE AQUI e  preencha as respostas que vão ajudar a identificar possíveis sintomas de Covid-19. Pacientes de urgência e emergência estão dispensandos da necessidade de cadastro prévio.
O documento gerados pelo relatório serão disponibilizados somente no banco de dados da Secretaria de Saúde de Viçosa, com seguridade do ato médico protegido. O profissional de saúde terá posse e sigilo dos atos.

Caso o paciente não estiver apto para o atendimento, deverá entrar em contato com o serviço Telessaúde Covid para ser acompanhado pela vigilância epidemiológica do município. Se o paciente não possuir acesso à internet, pode realizar o preenchimento do questionário diretamente no consultório ou estabelecimento de saúde.

Antes da consulta, o profissional da saúde deverá aferir a temperatura do paciente, preferencialmente utilizando termômetro digital infravermelho, de preferência, ou termômetro digital ou tradicional (mediante protocolos de desinfecção)  Para todos os casos que a temperatura corpórea for maior ou igual a 37,8°C idealmente deverá ser suspenso o atendimento. O histórico epidemiológico do paciente também será considerado para a decisão de suspender o atendimento.

PMV
Confira neste vídeo mais informações de procedimentos para pacientes e profissionais de saúde:
https://www.youtube.com/watch?v=SxMnY85AAsc&feature=youtu.be
Comentários