Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
MG_1279Cidadania, responsabilidade, criatividade e habilidade são as características que a Prefeitura de Viçosa busca desenvolver nos adolescentes do município através do programa Jovem do Futuro. Lançado nesta terça-feira (3) com uma palestra motivacional na Casa do Empresário, o programa objetiva a capacitação de adolescentes através de cursos profissionalizantes de administração, informática, gestão, economia e idiomas. A iniciativa ainda prevê a inserção desses jovens no mercado de trabalho, garantindo-lhes experiência – um quesito muito importante na hora de procurar um emprego – através do programa de estágio da Prefeitura após a conclusão do curso.
A primeira turma, formada por 50 jovens, participará do curso de auxiliar administrativo, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Os adolescentes de idade entre 14 e 18 anos foram selecionados por indicação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar. A turma ainda possui alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Padre José Francisco da Silva, do Bairro Nova Viçosa. A partir da próxima semana as aulas acontecerão diariamente, com duas turmas, divididas em dois turnos, sempre em alternância com o horário de aula dos alunos, que devem manter frequência e bom rendimento escolar para permanecerem no programa.
Na aula inaugural desta terça-feira a instrutura do SENAC e funcionária da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fabiana Ribeiro, ministrou uma palestra motivacional onde abordou a dinâmica do mercado de trabalho e a importância da capacitação. Ela destacou que “as empresas privilegiam pessoas pró-ativas, que sempre buscam atualização e acompanham as tecnologias”. Na abertura a Secretária de Assistência Social, Lúcia Duque Reis destacou a importância do programa para o desenvolvimento pessoal e social desses jovens e de suas famílias: “O desenvolvimento das famílias e das comunidades passa diretamente pelo emprego, que traz dignidade e independência financeira. Agarrem essa oportunidade e absorvam ao máximo as informações aqui repassadas. Acreditamos e apostamos em vocês. Vocês são nossos jovens do futuro”.
Para garantir que os jovens adquiram experiência a Prefeitura oferecerá bolsas de estágio remunerado após a passagem pelos cursos. O executivo ainda fará parcerias com empresas privadas, instituições independentes e órgãos públicos de outras esferas para a absorção desses adolescentes.
Inspirado na antiga guarda mirim, o programa foi idealizado pelo Professor Tancredo de Almada Cruz, atualmente Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa (CMDCA), Presidente da ONG Census e Presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI). Apresentada ao Prefeito Ângelo Chequer no final de 2014, a ideia foi imediatamente abraçada e desde então a Prefeitura trabalha com diversos parceiros na elaboração do projeto final, com participação da ADEVI, Casa do Empresário, SENAC e diversas Secretarias Municipais.
FONTE PMV

 

Comentários