Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
Os prefeitos dos municípios de Paula Cândido, Pedra do Anta, Canaã, Cajuri, Araponga, Porto Firme, Viçosa e o vice-prefeito de Teixeiras concederam uma entrevista coletiva sobre a situação financeira dos municípios. A entrevista aconteceu na tarde desta terça-feira (30) no auditório do Consórcio Intermunicipal da Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV).
Eles falaram sobre a atual situação financeira das cidades, apresentando o total da dívida do Estado de Minas Gerais com cada município. Em Viçosa, cidade polo da microrregião, a dívida soma R$ 20.656.926,11 (vinte milhões, seiscentos e cinquenta e seis mi, novecentos e vinte seis reais e onze centavos), sendo que são mais de 12 milhões de reais apenas para a área da saúde. Durante a prestação de contas, eles também denunciaram as responsabilidades do Estado que vem sendo transferidas para os Municípios, como a disponibilização de gasolina e manutenção para viaturas da Polícia Militar e Civil; o transporte escolar para alunos do Estado e a disponibilização de recursos para o funcionamento de órgãos como a Emater e Ima.
Comentaram também sobre a expectativa para com gestão do governador eleito Romeu Zema, as medidas judiciais e extra-judiciais adotadas por cada município e quais serão as prioridades de cada cidade diante da crise. Foi unânime a decisão de priorizar a folha de pagamento dos servidores e serviços na área da saúde e educação. Disseram que avaliam realizar cortes nas administrações e fundir secretarias, medida esta já adotada por alguns municípios da região.
O prefeito Ângelo Chequer pediu compreensão da população para o momento delicado em que passam as prefeituras e ressaltou que não se trata de um problema de má gerência dos municípios. “Não estamos pedindo convênios nem dinheiro a mais do que a legislação prevê; são recursos de repasses obrigatórios, constitucionais, oriundos de impostos pagos pelos munícipes que não tem chegado aos cofres municipais”, enfatizou Ângelo, que ainda mostrou que Viçosa possui hoje em déficit aproximado de cinco milhões de reais em suas contas, muito inferior à dívida do Estado com a cidade.
No final da coletiva, os prefeitos montaram um Comitê Intermunicipal de Gestão de Crise Financeira com o objetivo de tomarem decisões coletivas para o enfrentamento da crise econômica. Os tesoureiros e os procuradores dos municípios se reunirão na tarde desta quarta-feira (31), no CISMIV, para discutirem as primeiras medidas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMV
Comentários