Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Diante do grande número de homicídios e outros crimes violentos registrados na cidade nas últimas semanas, o prefeito Ângelo Chequer, como represente da sociedade viçosense, convidou autoridades da Polícia Civil e da Polícia Militar para uma reunião de emergência, realizada na última quinta-feira (31/08), no gabinete.

O chamado foi atendido pelo delegado geral da 5º Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. Mauro Ricardo Guimarães Pinho, que foi acompanhado pelo delegado responsável pela investigação de homicídios, Dr. Fábio Moura. O comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar, Wallace Brandão Vidal, em viagem para Juiz de Fora, enviou o Tenente Leonardo José Campos para representá-lo. O superintendente de Gestão Pública e Governança da Prefeitura, Luciano Piovesan Leme, também participou da reunião.

De posse dos dados estatísticos, que apontam um crescimento de 75% no índice de homicídios em relação a 2016, o prefeito solicitou informações a cerca das providências que os órgãos tem tomado em relação à prevenção e investigação desses crimes. Ângelo Chequer também colocou a Prefeitura à disposição para auxiliá-los em suas missões através de apoio logístico.

Na ocasião, as autoridades policiais foram unânimes ao informar que a maioria dos últimos homicídios registrados na cidade tem relação com o tráfico de drogas e disputas entre grupos rivais pelo domínio do tráfico. Informaram ainda que as investigações em vários desses casos estão avançadas, sem revelar detalhes.

Os delegados também comentaram como é realizado o trabalho de investigação e a rotina da recém criada delegacia regional. “Se considerarmos a população da nossa área de abrangência, nosso efetivo é bom e seria sim suficiente em uma situação de normalidade”, relatou o delegado geral da 5º DRPC. O chefe da Delegacia de Homicídios, Dr. Fábio Moura, salientou que “todo o trabalho de investigação é feito com muito empenho.

Várias outras pautas foram levantadas durante a reunião, como a questão da prevenção junto às crianças e adolescentes e a necessidade de um trabalho de conscientização junto ao público consumidor potencial que financia o tráfico.
 
 
POSSÍVEL REBAIXAMENTO DA PM DE VIÇOSA SERÁ TEMA DE REUNIÃO COM SOCIEDADE ORGANIZADA E AUTORIDADES DA MICRORREGIÃO
 

O prefeito Ângelo Chequer recebeu informações seguras de que o Governo do Estado estuda o rebaixamento da fração da Polícia Militar em Viçosa como parte de um projeto de reorganização da PM em todo o estado. Com isso, a recém criada 10ª Companhia Independente voltaria a ser uma companhia comum, subordinada ao batalhão de Ubá, correndo o risco de perder policiais e viaturas.

De posse desta informação e preocupado com os efeitos que o rebaixamento pode causar, o prefeito marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (4), no salão nobre do Centro Administrativo, para discussão dessa questão e mobilização das autoridades e sociedade civil que queiram se posicionar contra a decisão. O encontro está marcado para as 16 horas. O Centro Administrativo fica na Rua Gomes Barbosa, nº 803, Centro.

Comentários