Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Em Viçosa, outras 4 Unidades de Saúde também foram adaptadas para receber pacientes com suspeita da doença
 
A partir deste mês, o Posto de Coleta de amostras para testes de Covid-19 também será uma Unidade de Referência para atendimento de pacientes com sintomas da doença. O espaço fica na sede da APAE, na rua José dos Santos, n° 21, em frente ao Centro Educacional Dr. Januário.
A unidade atenderá pacientes do Centro e dos bairros Santo Antônio, Silvestre, João Braz, Novo Silvestre São Sebastião. Moradores das demais localidades de Viçosa serão encaminhados às outras 4 unidades de referência, que já estão funcionando desde o mês de julho.
O primeiro passo para ter acesso aos serviços é fazer contato com o Telessaúde Covid, para notificação de sintomas. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Souza, disse que o atendimento seguirá um protocolo: “o Telessaúde poderá encaminhar o paciente. Nas unidades, será feito o acolhimento e triagem, além do atendimento médico”. Ainda segundo Lilian, é nesse processo que será definida a necessidade ou não da realização de testes.
O Secretário de Saúde, Marcus Schitini, explica que a unidade de referência no antigo Posto de Coleta irá substituir a “Unidade Covid-19”, instalada nas dependências da Unidade de Atenção Especializada em Saúde. “Já estava previsto o encerramento das atividades da Unidade Covid-19. Agora, a UAES e as outras 4 UBS’s de referência realizarão um trabalho de identificação de casos com antecedência, que pode evitar o agravamento dos sintomas e a proliferação da doença”, explica.
Ainda segundo o Secretário, os atendimentos feitos a pacientes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa serão referenciados para a Divisão de Saúde da UFV: “lá será referência da comunidade universitária. A proposta será ampliada gradativamente no decorrer dos próximos meses, quando ocorrer o retorno das aulas presenciais no campus.”
Telefones de contato do Telessaúde Covid: (31) 3612-8000 / 5500 / 5502 / 5507
 
Veja o endereço de cada Unidade de Referência e a região de abrangência:
 
– Unidade de Referência e Posto de Coleta – Rua José dos Santos, próximo ao Centro Educacional Dr. Januário, receberá pacientes das UBS do Centro, bairros Santo Antônio, Silvestre, João Braz, Novo Silvestre e São Sebastião.
– UBS São José do Triunfo, atenderá São José do Triunfo e receberá pacientes da UBS de Cachoeiro de Santa Cruz.
 UBS Bom Jesus, atenderá o bairro Bom Jesus, Fátima, Estrelas, Conceição, Sagrada Família e receberá pacientes da UBS de Santa Clara.
 UBS Barrinha, atenderá os bairros São José, Barrinha, receberá pacientes das UBSs de Amoras, Inácio Martins e Nova Era.
 UBS Nova Viçosa atenderá os bairros Nova Viçosa, Posses.
FONTE:PMV
Comentários