Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

progeaNa data de 02/03/2016 a polícia militar de meio ambiente de Viçosa deu início ao programa de educação ambiental – Progea – que teve sua construção baseado em diversos conceitos: tratado de Tbilisi, desenvolvimento sustentável, agenda 21, constituição federal 1988, política nacional de educação ambiental-lei federal 9.795/1999, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, plano estratégico da pmmg, dentre outros.

O programa que é de nível estadual e vai acontecer em todos os municípios de Minas Gerais, contemplará as instituições de ensino particulares e públicas de Viçosa e região, sendo que neste primeiro momento a escola estadual Madre Santa Face e o colégio Equipe, ambos no centro, foram às escolhidas para o pontapé inicial.

Dessa maneira, o programa busca atingir no 1º semestre de 2016 cerca de 200 crianças do ensino fundamental (4º ano das escolas mencionadas) e no 2º semestre atingiremos  cerca de mais 200 crianças da rede municipal de ensino de Viçosa.

O Progea  além de despertar a consciência das crianças para um mundo mais equilibrado e sustentável irá trabalhar com a identificação de problemas sócio-ambientais, que fazem parte do dia a dia do município, e os alunos irão percorrer as mediações e imediações das escolas e escolherão um alvo a ser estudado, desenvolverão o programa a partir do problema encontrado e ao findar os estudantes encontrarão as soluções para eliminar as adversidades.

Além da atividade mencionada, o programa será executado através de didática pedagógica – “educação para pensá-lo’’ –os alunos participantes serão o tempo todo os responsáveis pela condução dos ensinamentos, o policial militar Rodrigo Melo será o mediador das atividades”.

Ao final das atividades as crianças serão capazes de compreender melhor o meio ambiente ao qual estão inseridos e que estes alunos sejam adultos mais conscientes e dessa forma a diminuição dos crimes ambientais no futuro será uma realidade.

 

Comentários