Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

De acordo com a PF a quadrilha provavelmente tem atuação em faculdades de medicina de outros estados.

 A Polícia Federal deflagrou ontem 14/09, a Operação Policial “Hipócrates”, para combater associação criminosa voltada para supostas oferta e venda de vagas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com provável atuação em faculdades de medicina de outros estados da Federação.

Durante a investigação, que durou mais de um ano, identificou-se que os estelionatários teriam utilizado documentos falsificados, contendo o timbre e assinaturas falsificadas de servidores da Faculdade de Medicina da UFMG. Os envolvidos também teriam feito reuniões e entregas de tais documentos falsificados nas dependências da instituição de ensino, visando a dar aparente credibilidade às negociações ilícitas. Depósitos bancários em contas vinculadas aos estelionatários e transferência de bens, como veículos, eram formas de pagamento adotadas pelos interessados. Como as vagas negociadas não lhes eram disponibilizadas, os citados compradores entravam em contato com a Faculdade, para saber o que teria ocorrido. Referidas contas bancárias foram usadas para a movimentação de mais de um milhão de reais durante o período de apuração.

A Polícia Federal representou pelo bloqueio judicial das contas dos investigados e por mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Contagem/MG, Goiânia/GO e Rio de Janeiro/RJ. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso e associação criminosa, podendo cumprir até 20 anos de prisão, se condenados.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

Comunicação Social – PF/MG

Comentários