Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

FOTO: PATOS HOJE

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Patos de Minas, com a cooperação das unidades do Gaeco de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia, Passos, São Paulo, São José do Rio Preto e das Polícias Militares de Minas Gerais e São Paulo, deflagrou na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, a Operação Nêmesis, em Minas Gerais e em São Paulo.

Em Minas, a operação está sendo desencadeada nas cidades de Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Serra do Salitre, Araxá, Uberaba, Uberlândia, Sete Lagoas, Monte Carmelo. Já no estado de São Paulo, ela acontece na capital, em Mairiporã e em São José do Rio Preto.

Foram expedidos pela Justiça Estadual em Patos de Minas 71 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão.

O grupo, formado por mais de 40 pessoas, inclsuive por agentes públicos, é investigado por crimes de: homicídios, concussão, corrupção, prevaricação, falsidade ideológica, furto e roubo de veículos, de cargas, de fazendas, de estabelecimentos comerciais, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos, cárcere privado, inserção de dados falsos em sistemas de informações dos bancos de dados da Administração Pública, adulteração de sinal identificador de veículo, lavagem de capitais, falsificação e comercialização de documentos públicos, obter vantagem de qualquer natureza.

A investigação está em curso desde 20 de março deste ano e contou com diversas medidas que contribuíram para a elucidação de um dos homicídios, levando à prisão do mandante e dos executores, pelos agentes do Gaeco e por guarnições da Polícia Militar.

Para garantir o cumprimento dos decretos de prisão preventiva e os mandados de busca, apreensão e sequestro de veículos, há previsão do emprego de 270 policiais militares, viaturas caracterizadas e descaracterizadas, duas aeronaves, drones, cães, agentes do Gaeco de Minas Gerais e de São Paulo, promotores de Justiça, analistas do Ministério Público e serventuários do Poder Judiciário.

Nêmesis
Na mitologia grega, Nêmesis era a deusa do equilíbrio e do destino, que punia o comportamento desviante dos homens que desrespeitavam as leis. Além de ser uma opositora da arrogância e do orgulho, Nêmesis também defendia as pessoas que tinham sido punidas injustamente.

MPMG

Comentários