Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
A ação #MarielleVive busca sensibilizar forças contra esse extermínio e visibilizar as suas diversas faces, seja de forma direta ou nas violências físicas e simbólicas
Neste domingo, 16, o movimento #NOSTEMOSUMSONHO realiza sua terceira ação coletiva com o objetivo de sensibilizar e visibilizar o extermínio de Mulheres Negras em suas diversas faces, seja no extermínio direto, seja nas violências simbólicas ou físicas. A atividade ocorrerá no Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), na Vila Estrela, região centro sul de Belo Horizonte.
Segundo Luiza da Iola, artista e idealizadora do Movimento, “a ação visa denunciar a impunidade e irmana nossas vozes silenciadas por séculos que clamam por justiça pelas Marielles, Cláudias, Luanas, Marias Eduardas e por todas mulheres que tiveram suas vidas, sonhos e trajetórias interrompidas pelo racismo,machismo, sexismo e classismo”.
“A invisibilidade é a morte em vida” (Azoilda Loretto da Trindade)
Além da impunidade, a invisibilidade é outro fator preponderante no processo de luta contra essa violência estrutural.
De acordo os dados do Mapa da Violência o homicídio de mulheres negras teve um crescimento de 54,2% entre 2003 e 2013, no mesmo período, o homicídio de mulheres brancas caiu 9,8%. Não bastasse a violência contra si, a mulher negra também experimenta com maior intensidade a violência contra seus filhos, irmãos e companheiros.
Em 2012, o mesmo Mapa apontou que cerca de 30 mil jovens entre 15 e 29 anos assassinados por ano no Brasil, 93% são homens e 77% são negros. Além do extermínio direto, mulheres negras configuram o grosso do alto percentual de encarceramento feminino.
“A dor pode não passar, mas a mulher negra se levanta generosamente para lutar de forma que outras não experimentem o que ela viveu. Por isso, dar visibilidade e protagonismo àquelas que sustentam e que também movem as estruturas, é o foco dessa ação”, salienta Luiza.
A programação contará com Roda de Conversa, Exposição, Poesia, Música e Performance. Acompanhe, compartilhe e compareça. 👉🏿 https://www.facebook.com/events/373906419850741
Arte: Samanta Coan
Comentários