Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

curso de medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o único no Brasil entre 177 avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) a obter nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresenta os indicadores de qualidade da educação superior em 2016.

Dos 177 cursos de Medicina avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) apenas um obteve nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgado nesta segunda-feira. O curso oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, foi o único a tirar nota 5 no CPC. Outros 17 tiveram conceito 2, que é considerado uma nota abaixo da média.

Aproximadamente 52,5% dos cursos de medicina avaliados pelo MEC tiraram no 3. Na nota 4 estão localizados 36,7% dos cursos de graduação na área. Nenhum curso tirou nota 1, que é a mais baixa do CPC.

As avaliações dos cursos no CPC são trienais. As carreiras analisadas em 2016 — predominantemente na área da saúde, ciências agrárias e produção de alimentos — tinham sido avaliados pela última vez em 2013. Em 2015, o CPC se centrou em ciências humanas. Em 2014, em licenciaturas e ciências exatas.

Os conceitos são calculados a partir de vários fatores, como avaliação dos estudantes, quantidade de professores com mestrado e doutorado, regime de trabalho integral ou parcial dos docentes, e questionamentos feitos aos alunos sobre a infraestrutura e outros aspectos dos cursos que frequentam.

Universidades com cursos de Medicina nota 2 no CPC:

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Universidade da Região de Joinville (Univille)

Universidade de Uberaba (Uniube)

Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac)

Universidade Iguaçu (Unig)

Universidade de Santo Amaro (Unisa)

Universidade de Pernambuco (UPE)

Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Universidade Nilton Lins (Uniniltonlins)

Centro Universitário Unirg (Unirg)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM)

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Centro Universitário de Caratinga (Unec)

fonte O Globo, G1

Comentários