Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, recebeu a portaria nº 285/2019, assinada pelo Prefeito Ângelo Chequer, nomeando o ex-Superintendente de Gestão Pública e Governança da Prefeitura Municipal de Viçosa, para o cargo de Presidente da Autarquia. Luciano deixa o executivo do municipal após 5 anos à frente da principal secretaria de gestão da Prefeitura de Viçosa.

Luciano Piovesan (ao meio) ex-presidente da Autarquia Romeu Souza da Paixão (esquerda) e o Diretor de Engenharia e Manutenção, Diogo Rezende (direita)

Romeu Souza da Paixão, assume o cargo de Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental da Autarquia, vago desde fevereiro deste ano quando o engenheiro João Paulo Silva Oliveira, retornou ao CISAB ZM.

Luciano, agora presidente da Autarquia, deixou claro aos seus diretores e chefes que manterá o perfil de gestão integrada com foco na gestão de pessoas, gestão recursos e busca de investimentos privados.

Também foi tema da reunião a reestruturação dos processos gerenciais do SAAE obedecendo o modelo de metas e apresentação de resultados, que levou a atual gestão municipal aos patamares já alcançados.

Luciano deixou claro que sua gestão visa valorizar a Autarquia e não privatizá-la. “Nosso trabalho será valorizar aquilo que o SAAE tem de melhor, essa conversa de privatização do SAAE é tema de antecipação de debate eleitoral e de pessoas que não conhecem a realidade da gestão.”

O novo presidente, que tem fama de linha dura enfatizou “hoje precisamos de mais de R$ 150 milhões em investimentos em saneamento básico para preparar o município para os próximos 30 anos, e isso só é possível com parcerias estratégicas, servidores motivados e valorizados e os serviços hoje existentes em pleno funcionamento”, finalizou Piovesan.

Luciano Piovesan enfatizou que o desafio de gestão junto ao SAAE é um pouco diferente do executivo. “No SAAE é diferente. Aqui é literalmente trocar o motor do carro andando” e justificou “os serviços da Autarquia são essenciais e não podem ser paralisados enquanto buscamos investimentos, organização de processos e melhoria da gestão.”

Luciano Piovesan, se apresentou a todos diretores da Autarquia em reunião realizada com chefes, diretores do SAAE e o ex-presidente Romeu Souza da Paixão, hoje, dia 04/06/2019, às 09 horas da manhã.

Os chefes e diretores apresentaram os diversos desafios ao novo Presidente, dentre os quais, a falta de pessoal diante das diversas aposentadorias e extinções de cargo.  Em sua apresentação o novo Diretor Presidente do SAAE definiu três pilares de sua atuação junto ao SAAE: a) gestão de pessoas; b) gestão de recursos e; c) plano de investimentos.

Quanto a gestão de pessoas Luciano Piovesan afirmou que vai promover a valorização do pessoal do SAAE, realizar capacitações, trabalhar motivação, mas sempre cobrando resultados e responsabilidades.  Enfatizou que antes de promover qualquer ação de novos concursos ou terceirização de pessoal, estudará todo o quadro de pessoal da Autarquia, cargas horárias, funções e discutirá uma reorganização, inclusive com readaptação funcional. Outro ponto será o levantamento imediato das razões de atestados médicos, afastamentos com e sem remuneração e rever a política de cessão de pessoal a outros órgãos.

Sobre gestão de recursos, Luciano enfatizou que a partir de um levantamento minucioso das informações financeiras da Autarquia, identificando gargalos e estabelecendo metas que visam buscar capacidade de investimentos da Autarquia através de ações de redução, eficiência e qualidade no gasto público. Citou como exemplos: ações como levantamento de custos de terceirização de frota e de mão-de-obra; plano de eficiência energética; implantação de processos de controle e uso de insumos; plano de redução de perdas e aumento da eficiência dos processos.

Em relação ao plano de investimentos Luciano disse que a meta é ousada, mas urgente: “a Autarquia necessita de mais de R$ 150 milhões de reais em investimentos em saneamento básico para isso é preciso ter estratégias na busca de parcerias visando investidores nos modernos modelos de Parceria Púbico Privada (PPP), sem nenhum liame de privatização, mas de usar a legislação federal e municipal das PPP’s, objetivando os investimentos necessários ao pleno atendimento das demandas de saneamento básico pelos próximos trinta anos”, enfatizou.

Luciano Piovesan, já como novo Presidente da Autarquia, finalizou sua apresentação ouvindo cada setor, afirmando que sua gestão será participativa, porém embasada em números e resultados, e espera de todos empenho e dedicação para alcançar as metas, exemplificando que o modelo de gestão do executivo municipal será aplicado à Autarquia.

Fonte: Saae

Comentários