Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Lar dos Velhinhos em parceria com a Secretaria de Saúde de Viçosa anunciou na última quarta-feira 27, a compra de Equipamentos de Proteção Individual, EPI, e outros no valor de R$60 mil para o combate ao coronavírus e proteção dos 41 idosos, que atualmente são atendidos pela instituição.

A verba foi destinada a instituição no mês de abril deste ano, através de emenda parlamentar do deputado federal Igor Timor, PODEMOS, por intermédio dos vereadores Antônio Elias Cardoso e Geraldo Luís Andrade (Geraldão), ambos do PTB. Inicialmente, a quantia seria investida na compra de medicamentos, mas com a pandemia causada pelo novo coronavírus que possui altas taxas de letalidade em pessoas idosas e, principalmente, por já ter se mostrado ainda mais perigoso em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como é o caso do Lar dos Velhinhos.

Dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em abril mostrou, que metade das mortes causadas pelo novo coronavírus em alguns países da Europa ocorreram em asilos e casas de repouso. Já nos Estados Unidos, um levantamento realizado pelo jornal New York Times em abril deste anorevelou que 20% das mortes no país por coronavírus ocorreram em asilos. No Brasil ainda não existem estimativas de mortes em asilos e lares de idosos causadas pela COVID-19.

Diante deste fato, a equipe do Lar dos Velhinhos desde o inicio do mês de março vem se estruturando e buscando formação para os seus profissionais atuarem na prevenção e combate da doença, visando sempre a segurança sanitária, o bem-estar e a preservação da vida dos idosos. Por este motivo a instituição julgou mais prudente investir o recurso na compra de EPI e outros equipamentos.

A proposta foi aprovada pelo Secretário de Saúde de Viçosa, Marcos Schitini. Pois o recurso é uma verba destinada a saúde e, por este motivo, necessita de aprovação do órgão. A compra de todos os equipamentos está sendo realizada pelo Hospital São Sebastião, pois o Lar dos Velhinhos não é considerado um equipamento de saúde e sim de assistência social e em consequência não pode gerir o recurso.

Com o valor o Lar dos Velhinhos está adquirindo 7 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 100 unidades de avental cirúrgico descartável, 30 unidades de avental cirúrgico lavável, 400 caixas de luva cirúrgica nos tamanhos M e G, 10 óculos de proteção individual, 2 mil toucas do tipo hospitalar, 10 aparelhos de oxímetro, 10 aparelhos de nebulização, 5 termômetros infravermelho, 10 termômetros digital, 10 rodos para limpeza; saboneteira, porta papel toalha e dispensador de álcool, sendo 8 unidades de cada. Também está sendo adquirido com o valor sacos para lixo, papel toalha, uniformes e botas para os funcionários.

Sheila Luzia Balbino, Presidente do Lar dos Velhinhos destaca que, neste momento o cuidado vem sendo aprimorado para evitar que haja contaminação entre os idosos, pois estes são mais frágeis a doença e podendo levar a morte de vários deles. “A chegada dos equipamentos será mais uma ferramenta na promoção da prevenção e combate da doença, haja visto, que até o momento todos EPI’s usados tanto pelos funcionários quanto pelos idosos vieram através de doações da população e repasses da Secretaria de Saúde local”.

Outro ponto, destacado por ela é que com mais equipamentos a chance de contaminação dos idosos pelo novo coronavírus diminuem e assim, evitando que eles precisem de internação em leitos clínicos ou de UTI, que são escassos na cidade.

“Muitos dos nossos idosos possuem doenças crônicas e respiratórias, que associadas a COVID-19 faz com que eles sofram os sintomas mais pesados da doença. Isso faz com que eles precisem de tratamento intensivo nos leitos disponíveis no Hospital São João Batista. Nós do Lar dos Velhinhos não queremos isso, pois estamos trabalhando para que nenhum deles sofram contaminação”. Sheila destaca que “Com fé em Deus e unidos, venceremos esta batalha.”

A Diretoria do Lar dos Velhinhos agradece a toda a população, aos seus colaboradores e doadores; o empresariado local e as autoridades políticas por estarem apoiando a instituição neste momento delicado.

Assessoria de comunicação

Comentários