Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Número de notificações no mês representou 55,4% do total desde o início da pandemia

Em Junho foram registrados 38 casos positivos de Covid-19 em Viçosa. Nesse período, a Secretaria de Saúde intensificou as ações para detectar a presença do vírus no município. Mais da metade de todas as notificações realizadas desde o início da pandemia foram feitas no mês passado. De março a junho, a Vigilância Epidemiológica tinha recebido 2174 notificações, sendo 1206 somente no último mês. Isso representa 55,4% do total.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 90,9% das notificações já foram descartadas, 6,3% estavam sendo investigadas e 2,8% foram confirmadas.
Aumento do índice de testagem
Até o mês de junho, 1.205 pessoas foram testadas no município. Em uma metodologia que considera a quantidade de testes por grupos populacionais de 10 mil habitantes, Viçosa testou 153 pessoas a cada 10 mil habitantes. Em maio, a média era de 86 pessoas testadas para o mesmo grupo. No comparativo com dados do boletim epidemiológico de Minas Gerais, Viçosa tem uma média 8 vezes maior. Para cada 10 mil habitantes do estado, são testadas aproximadamente 19 pessoas.
A coordenadora de Vigiläncia Epidemiológica, Lilian Souza, disse que nem todas as notificações que chegam ao setor atendem aos critérios para testagem. “Como nós não temos como fazer teste de toda população, precisamos atender a critérios para isso”. Segundo ela, a pessoa que apresentar algum sintoma do coronavírus, como febre, tosse, falta de ar, deve entrar em contato com as unidades de referência.
As previsões para os meses de Julho e Agosto são de aumento do número de casos positivos em todo o estado, incluindo Viçosa. Para o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, “temos visto municípios do porte de Viçosa que tiveram um grande número de casos confirmados somente na última semana do mës de junho. “Para nos manter resguardado, precisamos continuar vigilantes”.
PMV
Comentários