Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Região de Juiz de Fora é contemplada com 69 veículos para policiamento urbano, rural, rodoviário e de meio ambiente

O governador Fernando Pimentel entregou, nesta segunda-feira (20/2), em Juiz de Fora, Território Mata, 69 viaturas para a 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos policiais e atender melhor à população. As viaturas são uma reivindicação surgida durante os Fóruns Regionais de Governo e serão utilizadas nos municípios de Juiz de Fora, Bicas, Chácara e Matias Barbosa.

Pimentel reafirmou o compromisso do Governo com a segurança pública no estado ao relembrar os esforços para garantir melhores condições de trabalho aos servidores públicos. “Nós temos a melhor Polícia Militar do Brasil. Eu não me canso de repetir isso e falo com muito orgulho. Mas é preciso que a gente garanta a essa polícia condições para que ela continue sendo a melhor do Brasil e, portanto, prestando o melhor serviço de segurança pública à nossa população. É preciso equipá-la bem, treiná-la bem, motivá-la bem”, disse o governador.

O modelo de gestão adotado pelo Governo ao fazer a locação das viaturas, segundo o governador, é apenas mais um dos projetos de segurança pública realizada pelo Estado, que pretende ampliar, por exemplo, a regionalização territorial da atuação da polícia nas grandes cidades do interior – projeto que ainda será iniciado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Esse novo modelo que implantamos na Polícia Militar, da frota locada, nos dá mais agilidade, mais operacionalidade. Nós estamos renovando toda a frota da Polícia Militar em nosso estado e vamos fazer o mesmo na Polícia Civil, como também faremos na Administração Prisional. Vamos fazer, inicialmente, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas, em seguida, vamos trazer para as cidades-polo do estado inteiro o modelo do policiamento territorializado, com implantação de bases móveis da polícia nos territórios de segurança. As bases móveis com policiais efetivamente operacionais naquela designação proporcionam uma sensação de segurança muito maior para a população. São projetos como esse que nos dão a segurança de poder dizer que nós vamos continuar tendo a melhor Polícia Militar do Brasil”, afirmou o governador.

Crise

O governador aproveitou o discurso para ressaltar o trabalho realizado no estado para superar a crise nacional mais grave da República. “Minas Gerais está enfrentando a crise e vai vencê-la. Vai vencer os desafios na segurança pública, na saúde, na educação, em todos os segmentos dos serviços públicos sem ferir o direito sagrado do serviço público, sem fazer ajuste fiscal à custa do trabalho do servidor público, ou da sua aposentadoria, ou da sua previdência, ou dos seus benefícios legítimos. Isso não faremos. Nós vamos continuar fazendo sacrifício de economizar onde for possível, mas sem sacrificar o serviço público de saúde, de segurança, porque foi para isso que nós fomos eleitos. Não fomos eleitos para fazer ajuste contábil. Fomos eleitos para melhorar a vida da população de Minas Gerais”, afirmou Pimentel.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, ressaltou o apoio do Governo à segurança pública, que já começa a demonstrar resultados positivos de seus investimentos.

“Essas entregas nos colocam um compromisso de devolver a essa sociedade todo o esforço financeiro e reestabelecer a situação de tranquilidade, a sensação se segurança, que é o que mais importa. Todos esses policiais lutam incansavelmente para oferecer à sociedade a tranquilidade que ela precisa, para enfrentar a marginalidade no nível de ousadia em que ela está hoje. Essas novas viaturas nos dão maior motivação para o trabalho, melhor capacidade de resposta e maior demonstração de força”, disse o coronel Helbert.

Entregas

Em dezembro de 2015, ao fazer a entrega de 113 automóveis à corporação, o governador Fernando Pimentel fez o anúncio do Projeto de Locação de Veículos, que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da Polícia Militar em 247 municípios. O investimento total é de R$ 400 milhões.

As primeiras entregas ocorreram em abril do ano passado, incluindo 850 veículos para 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Todas as novas viaturas são de última geração, equipadas com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED (luminoso mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão e que não permite interferência de sinal.

Somente na segunda fase do projeto, iniciada no dia 7 de fevereiro último, em Ipatinga, com a entrega de 40 veículos, e na terceira, que deverá ser iniciada também neste ano, está prevista a entrega de 625 veículos locados, com investimento da ordem de R$ 139,25 milhões. Todos esses recursos são provenientes do Governo do Estado.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Segurança Pública (Sesp), Sérgio Barbosa Menezes, e de Governo (Segov), Odair Cunha, o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Fernando Arantes, o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu, o secretário executivo do Fórum Regional Zona da Mata, Labenert Mendes Ribeiro, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Comentários