Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

No próximo dia 23 de novembro, o FOX Sports transmite ao vivo a grande decisão da Conmebol Libertadores 2019, em Lima, no Peru

No próximo sábado, 23 de novembro, pela primeira vez o campeão da Conmebol Libertadores será conhecido oficialmente em um jogo único, no caso Flamengo x River Plate. O embate acontecerá no Estádio Monumental, em Lima, capital do Peru. A final do ano passado, entre Boca Junior e o próprio River, foi a última realizada em sistema ida e volta. A segunda partida aconteceu em Madri, na Espanha, por questões de segurança.

A final única foi aprovada pela Conmebol em fevereiro de 2018 para vigorar a partir de 2019. Até o início de novembro o duelo estava marcado para ocorrer no Estádio Nacional, em Santiago do Chile. No entanto, no último dia 6 de novembro a Confederação anunciou a mudança para a capital peruana, em razão dos protestos de natureza político-social que convulsionam a sociedade chilena.

A opção pela final única em detrimento da final em dois jogos – ida e volta segue o sistema adotado na Europa desde a criação da Copa dos Campeões – precursora da Champions League – na temporada de 1955/1956. Dessa forma abandona o formato usado na Ásia, África, Oceania e nas Américas Central, do Norte e região do Caribe, ou seja, em dois duelos.

Respeitando as opiniões em contrário, entendo que esta não é a melhor forma de coroar o campeão da mais importante e cobiçada competição futebolística da América do Sul. Ela desprestigia e não realça o devido valor de um patrimônio fundamental do futebol, que é a mobilização. Frustra o apoio apaixonado da massa torcedora que está sempre presente, lotando as arenas locais nos jogos de sua equipe de coração durante todas as fases da competição. São os abnegados torcedores do dia a dia que dão vida, emoção e fascínio ao espetáculo dentro das quatro linhas, além de aumentar as finanças dos clubes.

Para tanto cabe citar os números do Flamengo: em seis jogos da Libertadores, a média de torcedores pagantes foi de 60.997, a ocupação média do estádio de 92% e a renda média por partida de R$ 4.117,466. A renda do jogo contra o Grêmio, na volta da semifinal, gerou uma receita bruta no Maracanã de mais de R$ 8 milhões, a terceira maior da história entre clubes nacionais. Os 63.409 pagantes (69.981 presentes) bateram recorde de público em jogos de times brasileiros na edição da competição continental neste ano. No entanto, mais da metade deles não poderá acompanhar in loco a grande final. Além de restrito número de ingressos, menos de 25 mil para cada clube, o deslocamento é outro fator que dificulta e seleciona a presença de torcedores – poucos são os que podem pagar o preço do transporte (prioritariamente aeroviário) e a estadia em Lima.

O jogo único faz sentido na Europa, onde as distâncias territoriais são menores e há opção variada de transporte (terrestre, aéreo, aquático), sem falar no maior poder aquisitivo da população. Na América do Sul o jogo, nessas condições, restringe ainda mais a presença da torcida no palco da festa do futebol latino-americano. Apesar disso, tenho certeza de que será um grande jogo com muita tensão, nervos à flor da pele não apenas para os protagonistas dentro de campo e os torcedores presentes nas cadeiras do estádio, mas também entre a legião de apaixonados diante das telas de tevê. A equipe do FOX Sports estará lá, colocando todos aspectos da grande final, fazendo tudo para que o telespectador sinta a intensidade e a emoção do espetáculo, como se estivesse presente.

Estádio Monumental

Apitei neste estádio pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Alemanha (2006) – Peru 1 x 3 Argentina. É o maior estádio da América do Sul, os torcedores ficam próximos ao gramado (não tem pista atlética), muito semelhante ao do Maracanã, o que em tese, é melhor para a equipe brasileira por já estar acostumada. O gramado é muito bom e as dimensões são padrão Fifa 68 x 105.

Roberto Tobar

O árbitro chileno tem 41 anos de idade, apitou a final da Copa América/2019 onde o Brasil venceu por 3×1 a Seleção Peruana. Tem um excelente condicionamento físico, personalidade e competência para com seus companheiros realizar uma boa arbitragem.

Fonte: Foxsports

Comentários