Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Bares, supermercado e loja foram interditados

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Viçosa, com o apoio das polícias Civil e Militar, intensifica as operações para garantir o cumprimento dos decretos municipais relacionados ao combate da Covid-19. Desde o fim de semana, ações são realizadas em diversos pontos da cidade.

Nesta terça-feira (18), as equipes percorreram 5 estabelecimentos de médio e grande porte, no centro comercial da cidade. Um supermercado e uma loja de departamento foram interditados porque os fiscais flagraram clientes cujo número de CPF não é permitido para o dia, conforme escala de rodízio. Os outros 3 cumpriam as normas e continuam liberados para funcionar.

As ações foram intensificadas no fim de semana, logo após o município registrar o primeiro óbito por Covid-19. No sábado, dois bares, na comunidade rural da Piúna, também tiveram as portas fechadas. Em um dos locais acontecia um churrasco, com cerca de 60 pessoas. Os proprietários dos bares foram intimados a comparecer na delegacia. No domingo, o campo de futebol no bairro Bom Jesus foi interditado. Foram flagradas aglomerações de pessoas no campo e, segundo os moradores, os jogos eram frequentes.

Segundo a chefe do setor de Fiscalização, Layra Santos, o trabalho está sendo intensificado especialmente devido ao crescimento no número de denúncias: “o objetivo da fiscalização não é punir. A gente fica feliz quando entra em um comércio e ele está cumprindo com o decreto. Mas, os locais que não estão cumprindo as normas serão sumariamente fechados” disse ela.
O decreto nº 5.450/2020, vigente desde o dia 22 de abril, criou normas sanitárias e técnicas para que o comércio em Viçosa pudesse retomar as atividades. Entre as normas, o estabelecimento só poderá atender respeitando o sistema de rodízio de CPF. De acordo com o sistema, consumidores podem acessar estabelecimentos comerciais de acordo com o último número do documento. CPFs com finais 0,1 e 2 podem ir às segundas e quintas; 3, 4 e 5, às terças e sextas; e finais 6, 7, 8 e 9 estão permitidos toda quarta e sábado. No domingo, o rodízio não se aplica.
Comentários