Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Uma das filósofas, escritoras e ativistas do movimento negro em maior evidência no Brasil estará em Viçosa no dia 05 de abril. Djamila Ribeiro é uma das convidados do evento Estratégias de Resistência e Existência.  Além dela, também participarão dos debates da noite a presidenta da Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV), Junia Marise Matos Sousa, e a diretora do projeto Pérolas Negras, Raissa Rosa. O objetivo é realizar um espaço voltado à luta por direitos e igualdade, celebrando as experiência, existência e força das mulheres negras.

A atividade está sendo toda produzida por mulheres. Marca ainda a reinauguração da Casa Cultural das Pérolas Negras, projeto social que trabalha o empoderamento e autoestima de meninas negras. O trabalho nasceu em Viçosa e se expandiu para outras cidades da região, além de Salvador (BA).

O evento Estratégias de Resistência e Existência será no espaço Coliseu (R. Antônio Camilo Lélis, bairro Santo Antônio) a partir das 19h. Além do debate, haverá apresentações musicais com a cantora Carla Sceno e o DJ Feijão.

A atividade é uma realização da ASPUV, Pérola Negras e Casa Lê Nut. Tem também o apoio da Haskell, Funarbe, Estanteando e Angunjé.

Venda de ingressos

Os ingressos estão à venda por R$ 10 na Casa Cultural das Pérolas Negras e na sede social da ASPUV (casa 52 da Vila Giannetti). Também é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza para a retirada do convite.

Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro é graduada em Filosofia e mestre em Filosofia Política. É autora dos livros O que é lugar de fala?, publicado em 2017, e Quem tem medo do feminismo negro? de 2018. Escreveu ainda o prefácio da obra Mulheres, raça e classe da filósofa norte-americana Angela Davis e coordena a coleção Feminismos Plurais.

Recentemente, Djamila foi escolhida pelo governo francês como uma das integrantes do programa Personalidades do Amanhã, que seleciona pessoas da América Latina e Caribe devido à sua projeção atual e ao impacto que têm para o futuro.

(Assessoria de Comunicação da ASPUV)

Comentários