Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Projeto idealizado por jovens produtores culturais da cidade de BH pretende atender o público que normalmente não têm acesso às discussões sobre o mercado de trabalho que a cultura Hip Hop promove pela cidade.
Nos dias 07 e 14 de abril, de 14h às 21h, no Centro Cultural Urucuia, no Barreiro e Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, respectivamente, jovens produtores culturais promoverão a primeira edição FESTIVAL HIP HOUSE da cidade.
Com o histórico de atuação em coletivos de Hip Hop na região do Barreiro, a jovem Letícia Barbosa, 19 anos, mais conhecida como Letícia Fox, é uma das idealizadoras e a responsável pela produção executiva do Festival. “O evento é uma celebração da cultura hip hop com a cultura do House. A ideia é curtir as atrações do evento, mas também debater as melhores estratégias para entrar nesse mercado do hip hop que é tão especial”, esclarece ela.
A ideia é unir os quatro elementos da cultura Hip Hop numa grande ação que contará com apresentações musicais, de dança, palestras sobre empreendedorismo e economia criativa e o mercado cultural. Além disso, o evento terá ainda Batalha de MC´s e uma novidade: a Batalha de DJ´s com premiação de R$ 200,00 para os ganhadores. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site ou aplicativo da SYMPLA.
As localidades e a programação foram planejadas visando atender o público que normalmente não têm acesso às discussões sobre o mercado de trabalho que a cultura Hip Hop promove pela cidade. “Infelizmente os eventos ainda ficam circunscritos à região central da cidade e não atingem diretamente os jovens que promovem e fazem cultura na periferia. Nossa ideia é descentralizar esse debate”, comenta o produtor executivo e um dos idealizadores do Festival, Vitor Gonzaga, de 21 anos.
O produtor técnico Luan Lima, de 24 anos, e o produtor técnico financeiro e DJ, Wesley Castro, 27 anos, também são idealizadores e responsáveis pela articulação do Festival Hip House. Amigos do circuito Hip Hop, eles viram no curso de produção cultural a oportunidade de multiplicar pela cidade, através desse evento, conhecimentos sobre arte e cultura de uma maneira de exaltasse o Hip Hop e suas várias vertentes. “O house dance é uma vertente do Hip Hop pouco conhecida, mas que merece ser valorizada. É um movimento que já existe na cidade há muito tempo e agora chegou o momento de possibilitar esta maior visibilidade”, pontua Luan.
O Festival Hip House abre suas atividades do Centro Cultural Urucuia, no Barreiro, no dia 7 de abril, às 14h. Entre os destaques da programação estão à palestra com o diretor da CIA Fusion, Leandro Junio Belilo, que abordará sobre Gestão e Manutenção de Grupos e Artistas de Danças Urbanas, a apresentação da dupla de rappers Hot & Oreia, além das apresentações de DJ´s e outras performances artísticas.
No segundo dia de Festival Hip House, o Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra recebe as atividades do evento. Entre os destaques estão à palestra com o produtor cultural Victor Magalhães, que falará sobre as melhores formas de se ingressar no mercado do Hip Hop. Tem ainda as batalhas de MC´s e DJ´s, discotecagem com DJ Spider, além de outras apresentações musicais.
O evento foi idealizado durante o curso de Assistente de Produção Cultural, promovido pela ULTRAMIG, realizado na sede do Plug Minas, por quatro jovens que atuam em movimentos culturais e artísticos de BH como ação multiplicadora da formação. O projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura via Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.
Comentários