Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Secult, em parceria com IEF, apresentou painel sobre Unidades de Conservação

Uma troca de experiências que promete render bons frutos para o turismo ecológico de Minas Gerais. Em edição do Encontro de Gerentes do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), no Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, no Vale do Rio Doce, temas como planejamento estratégico, regularização fundiária, concessão em parques, fiscalização nas unidades de conservação, restauração e reparação de áreas degradadas foram discutidos.

Na programação, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o IEF, realizou o painel “PARC – Concessão e o turismo nas Unidades de Conservação”.

Lançada pelo Governo de Minas em abril de 2019, a iniciativa busca contribuir para a inovação na gestão das áreas protegidas do Estado de Minas Gerais. Os objetivos são atrair investimentos, gerar empregos, ampliar os recursos humanos e financeiros a serem empregados na conservação ambiental e sensibilizar a sociedade quanto à real importância de manutenção das áreas verdes para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras. O Programa PARC é resultado de parceria entre a Secult, o IEF e as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Benefícios e desafios

O painel contou com a participação de Cláudio Pádua, vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e sócio-diretor da Parquetur S.A., e Júlio Meyer, representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, com moderação de Cecília Vilhena, do IEF. Gerentes de Unidades de Conservação de todo o estado estiveram presentes.

Em discussão, a concessão em parques e a troca de experiências, com destaque para os benefícios e desafios gerados pelas concessões para a gestão dos parques e para os serviços turísticos.

O debate incluiu, ainda, temas como a relação da concessionária com a gerência dos parques, o impacto social nas comunidades e elitização do acesso do público nas unidades de conservação, além de questões mais específicas dos modelos de contratos de gestão.

Exemplos de sucesso

Cláudio Pádua abordou a dinâmica da concessão no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás (GO) e as transformações ocorridas desde então, como a melhoria da qualidade de infraestrutura, aumento da visitação e geração de empregos.

Júlio Meyer falou sobre a concessão no Parque Estadual do Utinga (Belém/PA) e destacou resultados positivos como a implementação de atividades aquáticas e de aventura, melhoria nos serviços de apoio ao visitante e a regulamentação dos eventos que ocorrem no parque.

Agência Minas

Comentários