Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Dicas para calibrar seus pneus com precisão

Dicas para calibrar seus pneus com precisão

Créditos da imagem: Pixabay.com.br

A maioria dos brasileiros sonha em comprar carros para não precisar mais do transporte público. Ter um veículo na garagem é a maior sensação de liberdade, justamente porque o motorista pode ir e vir de vários lugares, na hora que quiser.

Mas em meio a esse entusiasmo, é preciso prestar atenção em alguns pequenos detalhes da rotina do automóvel. É necessário verificar a água e o nível de óleo, ao menos quinzenalmente, mas já os pneus, eles merecem uma atenção semanal por parte do motorista.

Nem sempre você identificar as falhas na calibragem apenas com uma rápida olhada, por isso, é preciso ter uma rotina de cuidado e sempre conferir se o nível de pressão está na dosagem correta para não causar problemas ao seu carro.

Nem todos sabem qual a é forma correta de calibrar os pneus. Quer saber algumas dicas que otimizam esse processo e aumentam a vida útil dessa peça tão importante para o seu carro? Separamos algumas informações importantes para você! Confira.

 

  1. Calibre os pneus ainda frio, ou seja, pela manhã!

Não importa o tempo de uso do seu veículo, mesmo sendo um carro seminovo ou zero, os pneus irão sofrer o desgaste natural da utilização. Cabe a você não contribuir para que o tempo de vida desse item não seja ainda mais curto.

Por isso, lembre-se sempre dessa dica muito valiosa: calibre os pneus do seu carro pela manhã, quando ainda estão frios. Isso não é um mito! Os pneus frios estão com as partículas de ar estáveis, por isso, quando você insere mais pressão, será mais estável a calibragem.

Então, não esqueça, logo pela manhã ou se o carro estiver por muitas horas parado, pare em um posto de confiança e faça a sua calibragem semanal. Isso aumentará a vida útil do seu carro!

Mas tudo bem, se você não tiver saída e precisar calibrar os pneus quentes mesmo, então coloque então algumas libras a mais na calibragem para dar mais pressão!

 

  1. Confira a pressão recomendada pelo fabricante

Isso é um fator muito importante para a correta calibragem dos pneus do seu carro. Cada perfil tem uma indicação de libras e, para não errar, procure as indicações que estão no manual do seu veículo.

Você também pode encontrar um adesivo com uma pequena tabela na porta, ao lado do motorista. Lá estarão algumas das especificações mais importantes que você deverá seguir.

Via de regra, a quantidade de libras se altera de acordo com o tipo de utilização do veículo e também com o tamanho dos pneus. Existe uma pequena regra, que nem sempre sofre variações de marca e modelo do veículo. Por isso, tenha sempre em mente os seguintes valores:

  • Pneus aro 13: em média 26 libras
  • Pneus aro 14: 28 a 30 libras
  • Pneu aro 15: 28 a 31 libras

Esses podem não ser os valores exatos para o perfil de pneu que você está usando no seu carro, porém, eles foram calculados com base nas indicações dos diversos pneus que estão disponíveis no mercado.

 

  1. O peso altera a calibragem dos pneus

Quando você calibra os pneus do seu carro semanalmente, você tem uma média de utilização. Observe como você utiliza o seu carro, nem sempre você costuma trafegar diariamente com 5 ocupantes e o porta malas cheio. Ou seja, quando você sai da rotina, os pneus também precisam de atenção.

Os pneus do carro são como se fossem os seus calçados, se você vai praticar um esporte, você não vai usar sapato social, não é mesmo? Então, sempre que você estiver com o carro mais carregado, você precisará de mais pressão nos pneus.

Pela lógica da concentração de peso, você precisará fazer esse aumento de pressão nos pneus traseiros, isso dará mais estabilidade e força para o veículo durante o trajeto que será percorrido. A quantidade de libras exata para essa alteração também está no manual do seu veículo.

 

  1. Cuidado com os calibradores

Não se engane, nem sempre você está fazendo a calibragem correta, pois está usando um equipamento que não está funcionando corretamente. E nessa hora, os carros usados, com pneus com vários mil quilômetros rodados, são os que mais sofrem com a calibragem errada.

Os calibradores antigos ou que não estão em um bom estado de utilização, via de regra não são tão precisos na hora de verificar a pressão dos pneus. Se as mangueiras estão ressecadas ou se as válvulas não estão encaixando perfeitamente, tudo isso irá contribuir para a falta de pressão do ar.

É preciso que esse equipamento passe por regulagens e manutenções semanais, aí sim ele estará correto para o uso. Se você estiver em dúvida na hora de calibrar os pneus, pare em uma loja especializada ou procure um centro automotivo. Com certeza você terá uma resposta mais exata sobre a calibragem do pneu.

 

  1. Condições da via que irá trafegar

O local onde você irá passar com o carro também interfere diretamente na calibragem dos pneus. O comportamento da peça é modificado quando sai do asfalto e passa a trafegar em uma estrada de chão, por exemplo.

Por isso, para não correr o risco de derrapar ou perder o controle da direção, sempre que você for utilizar estradas de lama ou areia, baixe a pressão dos pneus e aumente o atrito com o solo. Você vai perceber que a direção vai ficar um pouco mais pesada, mas para esse tipo de solo, ela ficará mais estável.

Lembre-se de calibrar imediatamente os pneus quando voltar para o asfalto, assim você não promoverá maiores desgastes no seu veículo. E, quando fizer os rodízios dos pneus, não deixe de calibrar novamente para corrigir a pressão em relação a disposição de peso do veículo.

Que tal, gostou das dicas sobre a correta calibragem dos pneus do carro? Então aproveite a visita em nosso blog para compartilhar este post com os seus amigos usando as suas redes sociais. Afinal, é sempre muito importante saber como cuidar dos pneus do carro!

Comentários