Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A excelência do curso de Medicina da UFV foi comprovada novamente. Desta vez, pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), com selo internacional reconhecido pela World Federation for Medical Education. A acreditação do curso, divulgada nessa quinta-feira (26), foi decorrente de uma análise minuciosa realizada pela equipe técnica do Saeme, entre os dias 2 e 5 de junho, no campus Viçosa. A avaliação envolveu 80 itens relacionados ao domínios Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente.

Para a chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem, Cristiane Chaves, a acreditação firma a trajetória de sucesso do curso de Medicina e, além da visibilidade no cenário nacional, “abre portas para os estudantes, já que há escolas internacionais que só aceitam estágios e intercâmbios de instituições acreditadas pelo Saeme”. Cristiane também contou que a adesão ao Saeme é voluntária e partiu do próprio Departamento a iniciativa de ser avaliado para verificar se o curso estava atendendo aos padrões internacionais verificados pelo sistema de acreditação. Ela lembrou ainda que a comissão de avaliação apresentou um olhar diferenciado, já que foi composta por membros de diferentes categorias, como médico, estudantes de medicina e psicólogo. Agora, as perspectivas são implementar as melhorias indicadas na avaliação para atender às mudanças curriculares nos próximos anos.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, João Marcos de Araújo, afirmou que, além do reconhecimento internacional “abrir um leque de oportunidades para os estudantes do curso de Medicina da UFV, o mais interessante é o lado crítico” da avaliação realizada, já que foram apontados os aspectos positivos e também os pontos que o curso pode avançar para ser ainda melhor. Segundo ele, “essa avaliação é também um instrumento valioso, com uma contribuição excelente, porque foi feita por em entidade independente, que não está ligada ao Ministério da Educação”.

Sobre a acreditação do Saeme

O Saeme foi criado em 2015, por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Com padrões de qualidade internacional, reconhecidos pela World Federation for Medical Education, a acreditação do Saeme chancela a qualidade de serviços oferecidos por uma instituição. Esse reconhecimento é baseado em avaliação padronizada, que comprova se a universidade atende a requisitos previamente definidos e se tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro.

De acordo com a avaliação do Saeme, realizada no campus Viçosa e nos cenários de prática dos estudantes no município em diferentes níveis de atenção à saúde, uma das características mais marcantes do curso de Medicina da UFV é a sua responsabilidade social. O relatório aponta que “trata-se de uma instituição aberta à comunidade, localizada em área carente e com Sistema Único de Saúde (SUS) em desenvolvimento. O curso tem políticas inclusivas, turmas pequenas com inserção no sistema local de saúde, desde o seu início”.

Também foi verificado que “as atividades educacionais acontecem em múltiplos cenários de aprendizagem ao longo do curso. O edifício da Saúde, no qual se localizam as salas de aula e laboratórios, é moderno, bem conservado e conta com estrutura adequada às atividades didáticas previstas”. A Unidade de Atendimento Especializado (Uaes), com infraestrutura moderna, 32 consultórios e apropriada à assistência da população, em nível secundário, também foi destacada no relatório. Vale lembrar que, de janeiro até junho deste ano, já foram realizado 4.880 atendimentos na Uaes com uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades clínicas da Medicina, além da Enfermagem, Educação Física e Nutrição.

A avaliação ainda destacou a qualidade do ambiente educacional onde o curso de Medicina está instalado, afirmando que a UFV possui “um dos campus de universidades federais mais bonitos do Brasil. Centralmente localizado em relação à cidade e aberto e entregue à comunidade, com manutenção adequada e segurança”.

UFV

Comentários