Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
creaUma ideia que surgiu no escritório viçosense do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) promete mudar a cara do centro de Viçosa. O projeto-piloto Minha Rua Mais Viçosa, proposto pelo Inspetor-Chefe local, Alessandro Luis Santos Regino, visa a revitalização de algumas ruas do município dentro dos padrões internacionais de acessibilidade e mobilidade urbana.

De acordo com Alessandro Regino, o projeto será elaborado pelo CREA e executado pela Prefeitura de Viçosa, em parceria com outras instituições, como a Casa do Empresário e a Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI), que trabalharão juntas para buscar formas de viabilizar a execução do projeto. O Inspetor-Chefe contou que no último mês de maio a proposta foi apresentada á diretoria do órgão em Belo Horizonte, que aprovou iniciativa: “O Presidente Jobson Andrade comprou a ideia e pretende vir ao município em julho para a assinatura do convênio com os órgãos parceiros e o lançamento oficial do projeto”. Após a assinatura do convênio, o projeto começará a ser planejado pela equipe de engenheiros do CREA, em parceria com os arquitetos do Instituto de Planejamento Municipal (IPLAM).

unnamed

Regino destacou que, inicialmente, o Minha Rua Mais Viçosa contemplará a Avenida Peter Henry Rolfs (PH Rolfs), Praça do Rosário, Rua Senador Vaz de Melo, Travessa Tancredo Neves e Rua Dona Gertrudes ou Rua Doutor Horta. Ele ainda contou detalhes sobre o projeto: “ideia é realizar intervenções, obras e modificações que priorizem, na ordem, o pedestre, o ciclista, o transporte coletivo e, por fim, os veículos. Queremos tornar essas vias funcionais, com visibilidade agradável, ciclovias, sinalização vertical e horizontal coerente e educativa, iluminação, arborização e paisagismo adequado, além da instalação de mobiliário urbano e espaços para cultura e apresentações artísticas.

Para o Prefeito Ângelo Chequer, o município está sendo privilegiado com esse projeto. Ele ressaltou que, antes mesmo de ser executada, a iniciativa já é modelo para outras cidades do Estado. A informação foi dada pela supervisora dos Colégios Maria das Graças Pereira, durante visita do Prefeito à sede da instituição em Belo Horizonte, no último dia 12. Na oportunidade, Chequer foi recebido também pelo superintendente de Relações Institucionais, João Bosco Calais. O objetivo da visita foi demostrar interesse, por parte da Prefeitura de Viçosa, de integrar o projeto, além de tratar sobre outras parcerias e convênios.

Ainda durante a visita, o Prefeito tratou sobre a doação de uma área para a construção da sede própria do escritório regional do CREA em Viçosa. Segundo o Inspetor Alessandro, a estrutura física do imóvel alugado que a instituição ocupa atualmente já não atende à demanda. Além disso, a diretoria já sinalizou que fará a obra, mas solicitou à Prefeitura a doação de um terreno municipal para a construção do novo escritório, que contará com auditório e espaços que poderão ser compartilhados com órgãos do executivo municipal. A concretização da doação do terreno será dada durante a assinatura dos convênios entre o CREA e a Prefeitura, prevista para acontecer no próximo mês.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA PMV

Comentários