Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Testes rápidos serão aplicados pela Secretaria de Saúde

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou a aplicação de 255 testes rápidos em todos os colaboradores do SAAE de Viçosa, nesta quarta-feira (29). Para garantir a manutenção dos serviços prestados pela Autarquia, foi estabelecido o Inquérito Epidemiológico nº 02/2020, que visa verificar o potencial de transmissão do novo coronavírus junto aos funcionários de diversos setores.

Muitos profissionais da Autarquia atuam em serviços essenciais que não foram interrompidos durante a pandemia, como a coleta; varrição e destino final de resíduos sólidos; manutenção dos sistemas de água e esgoto; ampliação e novas ligações de sistemas de água e esgoto e atendimento à população. Para o Diretor Presidente do SAAE, Luciano Piovesan, “o objetivo é garantir a saúde de todos os colaboradores, seus familiares e a população em geral, nas áreas da nossa atuação”.

Servidor da Autarquia sendo testado por profissionais da Secretaria de Saúde Municipal

Os testes rápidos estão sendo realizados na sede do SAAE, em local preparado e organizado especialmente para os trabalhos das equipes da Vigilância Epidemiológica do município. Os trabalhos ocorrerão da seguinte forma:

Dia 29/07/2020 (quarta-feira) – 98 colaboradores dos setores de água e esgoto;

Dia 30/07/2020 (quinta-feira) – 120 colaboradores dos setores de varrição, coleta e destino final de resíduos sólidos;

Dia 31/07/2020 (sexta-feira) – 37 colaboradores dos setores administrativos.

Até sexta-feira, 31/07/2020, todos os colaboradores da Autarquia serão testados.

Após a realização das coletas, os resultados serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o Secretário, Marcus Schitini, “em caso de termos notificações positivas, vamos iniciar um rastreamento para identificar a transmissibilidade do vírus. Daremos o respaldo para o paciente, com as orientações e acompanhamentos que forem necessários”.

TESTES RÁPIDOS

Os testes rápidos utilizados nesta testagem são do tipo Cassete 2019-nCov/IgM, feitos com a análise de sangue total, tem o objetivo de identificar anticorpos IgM (imunoglobulina M), possibilitando deduzir se a pessoa testada foi exposta e está na fase ativa da doença, considerando a janela imunológica (em média 8 dias após o contágio). Portanto, o teste rápido não deve ser usado como único critério para o diagnóstico de infecções por coronavírus.

Durante os testes, as pessoas receberam orientações sobre como proceder caso o resultado seja positivo ou negativo, dependendo das condições de saúde da pessoa testada. Todos os resultados devem ser considerados e analisados com outras informações clínicas e epidemiológicas disponíveis para os médicos ou enfermeiros.

Assessoria de Imprensa

Comentários