Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
unnamedEm operação deste 2001, a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Viçosa, instalada no trevo de acesso ao distrito de São José do Triunfo, atualmente emprega 18 pessoas e é responsável pela triagem e reciclagem de 4% do total de resíduos que são produzidos no município. A Usina pertence à Universidade e é administrada através de uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE).

O contrato que definiu a parceria entre UFV e SAAE para a manutenção da Usina termina em outubro deste ano e o futuro de suas instalações foi discutido durante uma reunião na Reitoria da UFV na tarde desta nesta terça-feira (14). Na oportunidade, o Prefeito Ângelo Chequer e o Diretor de Limpeza e Conservação Urbana do SAAE, Rodrigo Bicalho foram recebidos pela Reitora da instituição, Nilda Soares e pelo Vice-Reitor, João Galvão.

O Diretor Bicalho ressaltou que o município depende da continuidade do funcionamento da Usina para o sucesso da coleta seletiva, que já funciona em alguns bairros e está em processo de ampliação: “O executivo municipal tem interesse em ampliar a coleta seletiva para toda a cidade, mas precisamos de um local adequado para realizar a triagem e armazenamento desse material”, disse.

Rodrigo ainda citou a importância que Usina tem para o meio ambiente: “todo o lixo que é coletado no município é levado para o aterro sanitário, que possui vida útil de 5 anos. Se ampliarmos a coleta seletiva podemos aumentar para 7 anos o tempo de vida do aterro”, salientou.

Para o Prefeito Ângelo Chequer, além da importância para o meio ambiente, a coleta seletiva promove desenvolvimento social ao gerar emprego e renda aos associados da ACAMARE: “precisamos ampliar a capacidade da Usina para que os catadores que hoje trabalham nas ruas possam trabalhar com mais segurança no sistema de triagem”, completou.

A Reitora da UFV, Professora Nilda Soares, disse que a instituição também acredita na importância da Usina de Triagem: “temos um grande sistema de coleta seletiva dentro do campus e todo o material colhido é destinado à ACAMARE. O Projeto Interação, que é um trabalho de extensão do Departamento de Ciências Sociais, também tem contribuído na mobilização da comunidade viçosense e universitária sobre a importância da separação do lixo”, exemplificou.

Nilda ainda disse que a Reitoria tem intenção de manter a Usina funcionando e se comprometeu a analisar a possibilidade de ampliar o prazo do contrato de concessão da Usina.

Assessoria de Imprensa PMV

Comentários