Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Na sexta-feira e no sábado (17 e 18) a Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Escola do Legislativo, promoveu a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A ação organizada pela Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, encerrou uma semana de mobilização para prevenção às doenças, com distribuição de preservativos e orientação à população.

Mais de 180 pessoas fizeram o teste, que é gratuito e sigiloso, nos dois dias. A maior adesão foi entre os jovens na faixa dos 19 aos 30 anos, um total de 92 exames realizados. Homens e mulheres participaram igualmente da campanha, totalizando 95 e 93 testes, respectivamente. Para a enfermeira e coordenadora da Unidade de Atendimento Especializado, Tatiana Lisboa, a ação teve um ótimo impacto na cidade: “nós já atendemos várias pessoas na Unidade que ficaram sabendo da disponibilidade do exame através da ação na Câmara”, afirmou. A Vereadora Brenda disse que o objetivo da campanha foi atingido: “conseguimos dar visibilidade para a necessidade de fazer o exame, esperamos que ainda mais pessoas busquem o exame regularmente para que possam cuidar da própria saúde”, declarou.

O teste rápido é oferecido todos os dias, de segunda à sexta-feira, nas dependências do Hospital São João Batista. O resultado é obtido em menos de 30 minutos e, em caso positivo, o paciente é encaminhado para consulta com um médico infectologista e recebe acompanhamento psicológico.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi

Comentários