Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

A Câmara Municipal realizou na noite da quinta-feira (21), Sessão Solene em comemoração aos 30 anos da promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais. Na ocasião a família do ex-Deputado Estadual Lacyr Dias Andrade, único viçosense a participar dos trabalhos, foi convidada e agraciada com placa em homenagem ao patriarca. A sessão foi solicitada pelo Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), por intermédio do Requerimento n° 053/2019.

Além do Vereador Arlindo Montanha, compuseram a mesa o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Vice-Prefeito de Viçosa, e Presidente da Câmara no período de 1989/1990 e filho do homenageado, Arnaldo Andrade (PSB) e a filha de Lacyr Andrade, Denise Andrade Khoury. Os também filhos André Andrade e Ricardo Augusto Dias de Andrade (PSB), Prefeito de Cajuri ocuparam a Tribuna de Honra na sessão. O Deputado Estadual Roberto Dias de Andrade (PSB) foi representado por sua esposa Rosilene Andrade, enquanto Lacyr Filho justificou a ausência.

A Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989, foi construída com amplo processo de participação popular. Foram realizadas 19 audiências públicas temáticas na sede do Legislativo para colher subsídios para a elaboração do projeto da Constituição. A Comissão responsável visitou 17 cidades mineira, recebendo cerca de 10 mil sugestões, contidas em 2,8 mil documentos, encaminhados à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), resultando na apresentação de mais de 2 mil emendas, 22 delas populares. Já Lacyr Andrade foi vereador da cidade de Viçosa e deputado entre 1989 e 1991.

O Vereador Montanha destacou a importância histórica do momento para justificar a homenagem “celebramos hoje os 30 anos da Constituição Mineira e consagramos um filho da terra, nosso querido Deputado Lacyr Andrade, com sua inestimável contribuição neste documento”, disse. Montanha ainda saudou os familiares do ex-Deputado presentes na sessão “além da contribuição ao Estado, temos o importante legado deixado por Lacyr, os seus filhos, que honram não só sua memória, realizando importantes trabalhos em prol do bem comum”, exaltou.

Arnaldo Andrade foi o responsável por usar a palavra em nome da família, ressaltando a atuação de seu pai na política e expondo a satisfação com o momento “nosso pai teve uma atuação importante não só a nível estadual, como na Lei Orgânica de Viçosa, quando trouxe o Relator da Constituição ao Município para nos auxiliar no processo”, recordou. Arnaldo encerrou sua fala recordando uma citação do também político Antônio Carlos, que era frequentemente utilizada por Lacyr “nosso pai sempre dizia que na política o importante não é ser, é ter sido, e fico feliz que ele tenha sido uma grande figura para nossa cidade e Estado”, concluiu.

O Presidente Antônio Elias encerrou os trabalhos celebrando a homenagem prestada “é muito importante que a Casa Legislativa ajude no resgate da memória e do orgulho que temos de pessoas históricas que nasceram em nossa terra, como o Deputado Lacyr Andrade, aqui homenageado, e o Presidente Arthur Bernardes. É uma honra ter conterrâneos que tanto fizeram pelo povo”, concluiu.

Os vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB) e Raimundo Guimarães (PSDB), que assinaram o Requerimento junto a Montanha também estiveram presentes.

Fonte: PMV

Comentários