Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

viçosa urgente (16)Neste sábado (14) o Corpo de Bombeiros de Viçosa (3º Pelotão) realizou, em plena Praça Silviano Brandão, no centro da cidade, uma simulação de resgate de vítima que se envolveu em acidente de trânsito. Dezenas de pessoas acompanharam a simulação.

Os bombeiros usaram equipamentos hidráulicos para cortar a lataria do carro e retirar a vítima, sempre com o cuidado de manter a vítima imobilizada. Ela foi retirada com vida e levada ao hospital na ambulância do 3º Pelotão.
Ainda bem que tudo não passou de uma encenação, idealizada pelo departamento de trânsito da Prefeitura de Viçosa, que há alguns dias realiza atividades para lembrar que estamos no ‪#‎MaioAmarelo‬, o mês em que todo o país se mobiliza em campanhas por atitudes mais seguras no trânsito.
Para Juliana Ladeira, chefe da divisão de Educação no Trânsito do departamento de Trânsito (Detra) da prefeitura de Viçosa, a intervenção de hoje serviu para comover e impactar a população sobre as graves consequências que trazem os acidentes automobilísticos. “Esperamos que as pessoas que acompanharam a simulação tenham se sensibilizado e evitem comportamentos que provoquem acidentes”, disse Juliana.
A psicóloga do Detra explicou que o objetivo da campanha #MaioAmarelo em Viçosa não é diferente de outros locais, “que é colocar o tema trânsito no debate, fazer com que as pessoas falem sobre o transito, em primeiro lugar, para que depois elas possam refletir sobre o comportamento delas. Todas as campanhas e movimentos que desenvolvemos foca sempre na responsabilidade individual de cada um no trânsito. Acreditamos que a mudança começa por aí”.

A divisão de Educação no Trânsito realiza campanhas durante todo o ano, sempre atenta à demanda do município, às reclamações dos usuários do trânsito e às sugestões da população. “O feedback do público é importante e estamos abertos para receber sugestões e não só reclamações. Queremos quer as pessoas participem com a gente, até porque o transito não é de nossa exclusiva responsabilidade, é de todos”, enfatizou Juliana.

Além do Maio Amarelo, a divisão está dando continuidade, neste ano, aos trabalhos do PETRA, voltado às crianças; PMTI, voltado aos idosos e PETRAVAM, criado para os motoristas do transporte coletivo.

Comentários