Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O Programa Jovem de Futuro que tem por finalidade a reinserção social e o desenvolvimento pessoal de adolescentes acompanhados por equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, está em sua quarta edição.

Assim como Vitória Lopes, de 16 anos, moradora do bairro Nova Viçosa. “Eu conheci o programa através do CREAS. Lá me falaram um pouco sobre ele e me perguntaram se eu tinha interesse em participar. Eu falei que ‘sim’ e eles fizeram a minha inscrição”, conta.

Matheus Felipe, de 15 anos foi incentivado pela mãe a ingressar no programa. “Minha mãe correu atrás e conseguiu colocar eu e meu irmão no curso”, diz. “Não é somente para trabalho, além das coisas que eles vão ensinar aqui, que é preparar a gente para o mercado de trabalho, estão ensinando coisas para a vida. Na escola eu tenho essa preparação, mas aqui eles ensinam de uma forma diferente”, conta.

O programa Jovem de Futuro, da Secretaria de Assistência Social, ministradas aulas para a capacitação técnica, intelectual e empreendedora voltada para jovens de 14 a 18 anos que buscam o seu primeiro emprego.

Segundo o coordenador do Programa, Fabrício Vieira, ao longo desses quatro anos formaram 110 alunos; e, nesta edição, tem 60 jovens inscritos. O sucesso deve-se, também, à parceria com a UFV, a Casa do Empresário, o Enactus, o Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e o Tiro de Guerra 04-027 de Viçosa.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h e de 14h às 17h no NEAD, casa 33 da Vila Gianetti. Durante o programa, os alunos realizam a inclusão digital e trabalham conteúdos como: matemática financeira, rotinas administrativas, técnicas de vendas, empreendedorismo, design thinking, socialização, técnicas comportamentais, oratória, como elaborar seu próprio negócio e inglês. As aulas terminam em dezembro.

PMV

Comentários