Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
Na manhã desta quarta-feira (20), a Superintendência Regional em Saúde de Ponte Nova promoveu a primeira aula de capacitação aos agentes de vigilância em saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa. A capacitação faz parte de um conjunto de ações que o Programa Nacional de Vigilância de Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), que atua em Viçosa através da Superintendência Regional, vem executando nacionalmente desde 2012.
Com objetivo de descentralizar dos estados o processo de inspeções dos sistemas de abastecimento de água e passá-las exclusivamente para os municípios, além do dia 20, na quinta-feira, 21, será ministrada outra aula teórica e na sexta-feira, 22, uma aula prática na Estação de Tratamento de Água da Universidade Federal de Viçosa.
De acordo com o Anexo XX da Portaria de Consolidação nº5 do Ministério da Saúde de 3 de outubro de 2007, compete aos municípios a responsabilidade de inspecionar seus sistemas de abastecimento de água e aos estados auxilá-los nestes processos de inspeção. Em Viçosa, as inspeções dos 16 sistemas de abastecimento de água, que incluem poços artesanais e estações de tratamento ficavam a cargo da Superintendência Regional de Saúde.
“Antes, o estado realizava as inspeções, mas os agentes municipais os acompanhavam. Agora, queremos realizar essa capacitação para que o município seja plenamente capaz de realizar as vistorias por conta própria e o estado passe a agir mais como um apoio gestor, como previsto na Portaria nº5”, afirma Graziele Menezes, técnica responsável pelo programa Vigiagua na Superintendência Regional, que ministra a capacitação.
Assessoria de comunicação PMV
Comentários