Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

O LinkedIn, maior rede social profissional e de negócios do mundo, analisou recentemente milhares de vagas de emprego para determinar quais são as qualificações que as empresas mais buscam em 2019. Além de conhecimentos técnicos complexos, tais como computação em nuvem, inteligência artificial e desenvolvimento de aplicativos para celular, a pesquisa mostrou que o mercado está cada vez mais procurando trabalhadores com fortes habilidades pessoais.

Isso porque, em vez de enfatizar a necessidade de títulos ou experiências de trabalho específicas, as organizações estão mudando seu foco para os traços de personalidade dos funcionários em potencial e como estes podem contribuir para o sucesso da empresa. Afinal, esses são atributos que a tecnologia não consegue substituir. Confira a seguir quais são as cinco habilidades pessoais em alta no mercado em 2019 e como aprendê-las.

Criatividade

Os recrutadores tendem a valorizar mais candidatos criativos que possam trazer ideias frescas para uma organização. Embora os robôs sejam bons em aperfeiçoar soluções antigas, as empresas precisam de funcionários inovadores que consigam vislumbrar novas oportunidades em um mundo em constante mudança e evolução tecnológica.

Para ser mais inovador no ambiente trabalho, deve-se cultivar a criatividade fora do escritório, dizem os especialistas em carreira. Estudos mostram que a meditação pode melhorar o pensamento criativo, mesmo entre aqueles que nunca a tenham praticado antes. A dica é começar a manhã com alguns momentos tranquilos de meditação em vez de pegar o celular já logo cedo. Uma simples mudança de hábito que pode trazer um bom impacto na vida profissional.

Persuasão

Ter um bom serviço ou produto é uma coisa, mas o fundamental é saber como convencer as pessoas a acreditar naquilo que se está vendendo. Embora a persuasão seja um dom natural para alguns, este processo pode ser difícil e exaustivo para outros. No entanto, com a orientação e o treinamento certos, essa é uma habilidade pessoal que pode ser aprendida e utilizada por todos.

Uma ótima maneira de aprender a ser mais persuasivo vem do universo do poker. Afinal, influenciar as pessoas a pagar para ver, aumentar o lance ou sair da mesa é uma arte dominada pelos praticantes de poker. Por meio de uma combinação de ferramentas interativas de aprendizado, testes especializados e artigos estratégicos, este curso gratuito pode ensinar seus alunos algumas técnicas e desenvolver sua confiança para um discurso de vendas mais convincente.

Colaboração

À medida em que os projetos tendem a se tornar mais complexos na era da inteligência artificial, saber como colaborar de forma eficiente com os outros é uma habilidade pessoal cada vez mais procurada pelos empregadores. Além disso, o ambiente de trabalho está se tornando cada vez menos hierárquico, por isso os funcionários precisam cada vez mais cooperar com os colegas e trabalhar mais em equipe para atingir objetivos comuns.

Por meio do portal Coursera, a Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso online gratuito intitulado “Mapas conceituais para aprender e colaborar”. Nele, os estudantes aprendem a mapear informações sobre qualquer tema a fim de avaliar o que sabem sobre ele assim como as lacunas de conhecimento, além de dicas de como se comunicar e colaborar de forma mais eficiente.

Adaptabilidade

Adaptar-se rapidamente a novas situações ou prioridades é outra habilidade pessoal especialmente valorizada em um mercado em constante evolução. A sugestão aqui é aprender coisas novas que irão ajudá-lo a crescer profissionalmente. Basta separar uma parte do seu tempo livre – seja meia hora ou até duas horas por dia – em busca do seu desenvolvimento profissional. Isso pode incluir, por exemplo, ler um livro ou ouvir podcasts a caminho do trabalho.

Uma pesquisa americana constatou que embora as pessoas que gastam seu tempo livre aprendendo algo novo possam até ficar momentaneamente mais estressadas, elas não só cresceram profissionalmente como seu nível de felicidade também aumentou no longo prazo com o conhecimento recém-adquirido.

Gerenciamento de tempo

A capacidade de gerir o horário de expediente de forma produtiva é a chave para um trabalho eficiente. Além do mais, dominar a gestão do tempo é uma habilidade atemporal que servirá durante toda a sua carreira. Para começar, invista alguns momentos do dia planejando ou preparando suas atividades com antecedência, recomendam os especialistas.

O LinkedIn oferece o curso de “Fundamentos de gestão do tempo”, que pode ser cursado gratuitamente durante o período de um mês de teste do serviço. Com três horas de duração, ele cobre quais são os principais obstáculos à produtividade, como usar a agenda de forma efetiva e definir as tarefas mais importante, entre outros pontos.

Ao aprender a habilidades pessoais sob forte demanda como essas, os trabalhadores garantem que eles continuem relevantes no mercado de trabalho e sendo procurados entre os empregadores.

Comentários