Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
capa mulherForam mais de 250 exames realizados e 70 exames agendados


O último sábado (28) foi o dia “D” de atenção à saúde da mulher no município de Viçosa. Desde bem cedo e durante todo o dia diversos serviços voltados ao público feminino foram oferecidos simultaneamente em todas as quatorze Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Essa foi a última grande ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em homenagem ao mês da mulher. Na oportunidade todas as UBS’s ficaram abertas até as 17 horas, onde as mulheres puderam realizar exames ginecológicos, como preventivo contra o Câncer de Colo de Útero, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e marcação de exame de mamografia.

As unidades de alguns bairros ofereceram também orientações diversas, através de palestras, rodas de conversa e exibição de filmes. A UBS do bairro Nova Viçosa se destacou e criou um circuito de atividades dentro da unidade. A equipe dividiu os serviços em várias salas, onde as mulheres puderam cuidar da beleza, receber orientações sobre nutrição, aprender sobre a alimentação correta durante a menopausa e receber atendimento odontológico.

A ação também foi um dia de aprendizado para diversos estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Segundo Deíse Moura de Oliveira, professora da disciplina de saúde coletiva e Coordenadora do estágio supervisionado, 13 estagiários acompanham o dia a dia das equipes de saúde da família, além de dezenas de estudantes de outras disciplinas do Departamento de Medicina e Enfermagem.


A campanha foi um sucesso de público, com um balanço positivo de mais de 250 exames preventivos realizados e 70 exames de mamografia agendados para mulheres de 50 a 69 anos. Para Pauliana Garcia, Coordenadora do Setor de Atenção Primária à Saúde, o aumento significativo de exames preventivos mostra que as mulheres estão cuidando mais da saúde. “Para nós é gratificante ver este crescimento, especialmente porque conseguimos resgatar mulheres que já não faziam exames preventivos há mais de dois anos”, contou. Ela também atribuiu o sucesso da campanha ao empenho dos Agentes de Saúde da Família e de toda a equipe da Secretaria de Saúde.

 
ÁLBUM DE FOTOShttp://bit.ly/1G6SMzw
 
(Crédito: Artur Vieira/Ascom PMV)

Comentários