Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+
unnamedAlunos de três escolas da rede pública de Viçosa vão começar o ano letivo com uma novidade: aulas de educação para o trânsito. O projeto está sendo elaborado pela Divisão de Educação de Trânsito do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação do município.


O principal objetivo do PETRA (Programa de Educação para o Trânsito) é educar para o Trânsito as crianças do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, ensinando de forma clara, criativa e divertida sobre o contexto do Trânsito. A psicóloga Juliana Ladeira, coordenadora do projeto, disse que é fundamental trabalhar esse tema com a criança, para que ela receba informações sobre o trânsito desde cedo: “O aprendizado na infância faz com que ela cresça consciente dos seus direitos e deveres”.

O Chefe do Departamento de Trânsito Osny Magalhães disse que pretende executar o projeto já no primeiro semestre letivo de 2015, com aulas uma vez por semana para turmas do quarto ou quinto ano do ensino fundamental. Diversos temas serão abordados em aulas teóricas e práticas de 60 minutos. Diversos meios de ensino e aprendizagem serão utilizados, como vídeos, dinâmicas, jogos, livros, atividades em sala, tarefas para casa, aulas práticas nas ruas e aulas teóricas em sala.

Na última sexta-feira (16) o chefe do DETRA e a Secretária de Educação Gláucia D’antonino se reuniram para discutir os detalhes da parceria entre as duas pastas. Gláucia recebeu a proposta com bastante entusiasmo e falou da importância do projeto, que para ela, “além de refletir sobre o trânsito, fornece a oportunidade de discutir sobre comportamentos que repercutem em inúmeros aspectos da vida do cidadão, trazendo para o debate a necessidade de se desenvolver uma consciência crítica sobre a responsabilidade coletiva”.

As crianças terão a oportunidade de refletir sobre vários temas, como a importância da sinalização, da faixa de pedestre e do uso do capacete e da cadeirinha pra crianças. Além de assuntos relacionados ao trânsito, elas terão noções de cidadania e ética e de primeiros socorros. Essas questões serão trabalhadas de forma lúdica e com e atividades interdisciplinares, como redações na aula de língua portuguesa e desenhos e pinturas na aula de educação artística.

A Secretária e o Chefe do Departamento decidiram inciar o projeto nas escolas municipais Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), Edmundo Lins e Centro Municipal de Educação Dr.Januário Andrade Fontes. No segundo semestre o projeto será levado a outras escolas, inclusive estaduais e privadas.

Na foto estão a Secretária de Educação, Gláucia D’antonino; a Chefe da Divisão de Educação de Trânsito, Juliana Ladeira; a Chefe da Divisão de Fiscalização, Segurança e Operação, Bruna Sthefane e o Chefe do Departamento de Trânsito, Osny Magalhães.

Comentários