Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

Corpo de Bombeiros de Ubá presta esclarecimentos sobre a liberação das casas noturnas

 

Na reunião desta segunda feira (20), o corpo de bombeiros foi convidado pelo Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) para prestar esclarecimentos sobre o atraso das análises dos projetos das casas noturnas.

O Capitão Patrick Tavares e o Sargento Filho estiveram presentes na Casa para esclarecer a situação. “É importante o nosso retorno para falar dos atrasos. Nós nos comprometemos acelerar o processo, o corpo de bombeiros está trabalhando, porém estamos com uma sobrecarga, atendemos 58 municípios e o efetivo não está totalmente composto, não são todos militares que sabem fazer isso. Devido o acidente, nossa demanda está acima do nosso poder de resposta”, explicou o Capitão.

A vice-presidente Marilange Pinto Coelho (PV), pontuou que quando os projetos são aprovados existe uma demora na vistoria.

O Capitão Patrick ressaltou que “após a aprovação, alguns empresários estão fazendo adequações antes da vistoria, e isso causa maior demora, depois o bombeiro vem e não libera a casa”.

O Chefe do Departamento de Fiscalização, Bruno Bhering salientou que o que compete à Prefeitura está sendo feito. “O departamento de fiscalização notificou diversos empreendimentos a apresentarem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), desde farmácia a casas noturnas. E para as entidades que tem risco eminente, não são concedidos alvarás de funcionamento, no entanto todo estabelecimento tem que ser notificado.”

O Vereador Marcos Nunes (PT) questionou se existem processos com prazos vencidos para a liberação. “Peço que seja dada uma especial atenção à Viçosa, tendo em vista que temo uma condição diferenciada das demais por termos um grande número de jovens”.

O Capitão disse que “tem alguns processos com prazos vencidos, mas não é possível priorizar nenhum processo para liberação, o Corpo de Bombeiros apenas confere os processos e existem processos que retornam até três vezes por ainda constarem ilegalidades nos estabelecimentos. Viçosa demanda muito serviço devido ao grande contingente de jovens”.

Paulinho Brasília (MD) levantou a questão do mau atendimento dado por alguns agentes da corporação aos empresários que ligam para obter informações sobre o processo das casas noturnas. “Recebi diversas reclamações com relação ao mau atendimento, gostaria de saber também o porque dessa demora em liberação das casas noturnas.”

O Capitão afirmou que só aceitará solicitação de informações dentro do prazo estipulado por lei e que tais informações não serão por telefone, apenas pessoalmente. “Se houveram maus tratos no atendimento peço seja feita uma denúncia formalmente, citando o nome dos agentes envolvidos para que possamos fazer uma apuração dos fatos. Estas não são as condutas transmitidas para os integrantes do Batalhão do Corpo de Bombeiros”.

Segundo Patrick, a demora para liberação das casas noturnas não depende somente do Corpo de Bombeiros, “a decisão e o processo passa pela análise de outras organizações, dependendo de vistorias nos locais”.

O Vereador Sávio José (PT) interrogou se os relatórios com os erros são emitidos e se depois da reanálise podem ser apontados novos erros que antes não foram identificados.

O Capitão justificou que não é obrigação do corpo de bombeiros apresentarem o relatório e sim do engenheiro. “É possível ser encontrados novos erros, mas em alguns casos para não ocorrer o retorno, a fiscal apenas passa para o engenheiro fazer as modificações na planta.”

O Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) solicitou que a Assessoria Jurídica e o Diretor da Casa façam a contratação de um profissional que tenha conhecimento em segurança para acompanhar a Comissão de Obras e Serviços Públicos nas visitas às casas de festas.

O Capitão Patrick afirmou “as análises que competem à corporação de bombeiros para a liberação das casas noturnas serão finalizadas até a próxima sexta-feira”.

 

Comentários