Compatilhe esta publicação:

Twitter Facebook Google+

Corpo de Bombeiros de Ubá presta esclarecimentos sobre a liberação das casas noturnas

 

Na reunião desta segunda feira (20), o corpo de bombeiros foi convidado pelo Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) para prestar esclarecimentos sobre o atraso das análises dos projetos das casas noturnas.

O Capitão Patrick Tavares e o Sargento Filho estiveram presentes na Casa para esclarecer a situação. “É importante o nosso retorno para falar dos atrasos. Nós nos comprometemos acelerar o processo, o corpo de bombeiros está trabalhando, porém estamos com uma sobrecarga, atendemos 58 municípios e o efetivo não está totalmente composto, não são todos militares que sabem fazer isso. Devido o acidente, nossa demanda está acima do nosso poder de resposta”, explicou o Capitão.

A vice-presidente Marilange Pinto Coelho (PV), pontuou que quando os projetos são aprovados existe uma demora na vistoria.

O Capitão Patrick ressaltou que “após a aprovação, alguns empresários estão fazendo adequações antes da vistoria, e isso causa maior demora, depois o bombeiro vem e não libera a casa”.

O Chefe do Departamento de Fiscalização, Bruno Bhering salientou que o que compete à Prefeitura está sendo feito. “O departamento de fiscalização notificou diversos empreendimentos a apresentarem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), desde farmácia a casas noturnas. E para as entidades que tem risco eminente, não são concedidos alvarás de funcionamento, no entanto todo estabelecimento tem que ser notificado.”

O Vereador Marcos Nunes (PT) questionou se existem processos com prazos vencidos para a liberação. “Peço que seja dada uma especial atenção à Viçosa, tendo em vista que temo uma condição diferenciada das demais por termos um grande número de jovens”.

O Capitão disse que “tem alguns processos com prazos vencidos, mas não é possível priorizar nenhum processo para liberação, o Corpo de Bombeiros apenas confere os processos e existem processos que retornam até três vezes por ainda constarem ilegalidades nos estabelecimentos. Viçosa demanda muito serviço devido ao grande contingente de jovens”.

Paulinho Brasília (MD) levantou a questão do mau atendimento dado por alguns agentes da corporação aos empresários que ligam para obter informações sobre o processo das casas noturnas. “Recebi diversas reclamações com relação ao mau atendimento, gostaria de saber também o porque dessa demora em liberação das casas noturnas.”

O Capitão afirmou que só aceitará solicitação de informações dentro do prazo estipulado por lei e que tais informações não serão por telefone, apenas pessoalmente. “Se houveram maus tratos no atendimento peço seja feita uma denúncia formalmente, citando o nome dos agentes envolvidos para que possamos fazer uma apuração dos fatos. Estas não são as condutas transmitidas para os integrantes do Batalhão do Corpo de Bombeiros”.

Segundo Patrick, a demora para liberação das casas noturnas não depende somente do Corpo de Bombeiros, “a decisão e o processo passa pela análise de outras organizações, dependendo de vistorias nos locais”.

O Vereador Sávio José (PT) interrogou se os relatórios com os erros são emitidos e se depois da reanálise podem ser apontados novos erros que antes não foram identificados.

O Capitão justificou que não é obrigação do corpo de bombeiros apresentarem o relatório e sim do engenheiro. “É possível ser encontrados novos erros, mas em alguns casos para não ocorrer o retorno, a fiscal apenas passa para o engenheiro fazer as modificações na planta.”

O Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) solicitou que a Assessoria Jurídica e o Diretor da Casa façam a contratação de um profissional que tenha conhecimento em segurança para acompanhar a Comissão de Obras e Serviços Públicos nas visitas às casas de festas.

O Capitão Patrick afirmou “as análises que competem à corporação de bombeiros para a liberação das casas noturnas serão finalizadas até a próxima sexta-feira”.

 

1 Comentário para "21/05/2013,Corpo de Bombeiros de Ubá Presta Esclarecimentos Sobre a Liberação das Casas Noturnas"

  1. A Câmara de vereadores de Viçosa é uma piada!
    Eles exigem explicações dos corpos de bombeiros acerca da liberação das casas noturnas, mas permite as vias públicas de Viçosa serem tomadas por mesas de bares, onde ocorrem diversos acidentes. O Bar Norte Mineiro, Lanchonete do Dênis, Moreira, Bar do Helinho, etc.
    Com tanta exigência dos vereadores em liberar as casas noturnas e a liberação ilegal da utilização de espaço públicos aos bares da cidade, existe uma possibilidade de pensar que alguém está lucrando com alguma coisa.

Deixe uma resposta

Comentários