Compatilhe esta publicação:

Twitter Facebook Google+

 

Entre os dias 2 e 11 de maio aconteceu, em Lima (Peru), o Campeonato Mundial Sub-20 de Levantamento de Peso, organizado pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF). O Brasil foi representado por dois atletas, um deles proveniente do Centro de Treinamento de Levantamento de Peso da UFV. O viçosense Mateus Gregório Machado foi revelado pelo projeto desenvolvido no Departamento de Educação Física (DES), tendo competido pela Universidade até 2012. Após isso, o atleta alçou voo e foi contratado pelo Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, realizando campings de treinamento periódicos na UFV.
Na competição, Mateus esteve muito próximo de uma medalha ao finalizar o arranco em 4º lugar e com apenas seis quilos de diferença para o terceiro colocado. No arremesso, o atleta obteve a excelente marca de 191 quilos, terminando a competição com o 7º lugar geral e o total de 353 quilos levantados.
A formação de atletas de alto rendimento é o principal objetivo do projeto de Levantamento de Peso desenvolvido pelo DES. Os resultados obtidos pelos atletas em suas carreiras esportivas demonstram um modelo de trabalho a ser seguido.

Entenda o Levantamento de Peso
O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.
Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.
Na foto, um registro de Mateus, com 191 quilos, em sua terceira tentativa no arremesso.

atleta

(Fonte: site UFV)

 

 

Deixe uma resposta

Comentários