Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

unnamed (2)Na tarde da terça-feira, 14, o Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa – apresentou as novas ações que estão na pauta de realizações da autarquia municipal na área de limpeza pública em 2015. A reunião foi conduzida pelo chefe de limpeza pública urbana do Saae, Rodrigo Bicalho, e contou com a presença do prefeito Ângelo Chequer e do secretário de Governo, Luciano Piovesan, além de presidentes de associações de alguns bairros do município.
Desde o início da apresentação, a autarquia municipal enfatizou a necessidade da existência de uma parceria entre o Saae, a Prefeitura e o cidadão, para que o problema do lixo em Viçosa seja solucionado.

Ações
Em um primeiro momento, Rodrigo afirmou que o Saae fará uma reorganização de seu departamento de limpeza e uma reforma das instalações. Também serão analisadas todas as rotas e horários de coleta na cidade. Garantiu-se ainda que a autarquia vai solucionar o problema da capina das vias públicas, já estando prevista a contratação de uma empresa para realizar esse trabalho, por meio de processo licitatório. Nos próximos dias, também será instalado um sistema de sons nos caminhões do Saae, com o objetivo de ajudar na comunicação dos horários de coleta, além de levar outras informações à população, como a divulgação de campanhas de conscientização.
Durante a reunião, o problema de danificação de contêineres também foi abordado. Com relação a isso, o Saae informou que vai realizar a substituição de todos os contêineres danificados por novos. A autarquia afirma, ainda, que esses recipientes serão recuperados, quando possível, reforçados, limpos e em seguida destinados a outras localidades da cidade. O Saae adianta que os agentes de limpeza vão passar por treinamento para o melhor manuseio desse coletor de lixo. Além disso, a autarquia anunciou que será licitado um serviço de monitoramento dos caminhões, por meio de GPS’s, com o objetivo de adequar as rotas e facilitar a fiscalização.
Outra ideia que o Saae pretende implementar é a criação de uma equipe específica para atendimentos de casos emergenciais no lixo e a ampliação de atendimento às denúncias, que, além do telefone fixo e do “fale conosco”, vai ganhar agora um e-mail específico e um número com whatsapp, para que cidadãos possam mandar fotos e vídeos.
O Saae também informou que a partir dos próximos dias, todos os agentes de limpeza que trabalham na rua e nos caminhões serão identificados por crachá, para que o cidadão também possa cobrar e ajudar na fiscalização do trabalho que vem sendo realizado. Cada rua passará, ainda, a ter um varredor específico, e esse funcionário terá metas a cumprir. Nesse sentido, o Saae pediu à população que valorize o trabalho da limpeza. A autarquia comunicou, ainda, que novos agentes de limpeza serão contratados, por meio de concurso, cuja comissão já está sendo formada.
A coleta seletiva também vai ganhar destaque no Saae e será ampliada. Viçosa deve ganhar em breve um “Eco Ponto”, um local, situado na Rua Santana, para que a população possa destinar materiais recicláveis. A autarquia afirmou, também, que vem buscando a ampliação da coleta de lixo na zona rural da cidade.
No fim da reunião, os presidentes das associações trouxeram as demandas de cada bairro, reclamações, críticas e sugestões para o Saae, que foram anotadas pela autarquia, que se prontificou a realizar visitar aos locais na tentativa de solucionar os problemas.

 

Comentários