Compatilhe esta publicação: Twitter Facebook Google+

          Nota Oficial da Prefeitura de Visconde do Rio Branco

03 de fevereiro de 2015

Assunto: ADIAMENTO do Carnaval VRB 2015

          {8B8AEEBA-CD86-D3AE-601E-8A04B08ED112}_502X298É do conhecimento de todos a crise hídrica por que passa o estado de Minas Gerais nos últimos meses, que se agravou com a falta de chuvas no período recente, justamente na temporada de maior incidência natural (dezembro-janeiro). O histórico climático em Visconde do Rio Branco registra que a média normal de precipitação em janeiro é de mais de 200mm, mas choveu apenas 82mm neste primeiro mês de 2015.

         A Prefeitura está consciente dos problemas que os rio-branquenses vêem enfrentando por conta desta situação, e também pela falta de planejamento e investimentos que deveriam ter sido realizados pela Copasa ao longo dos últimos 20 anos na qual é concessionária do serviço de água e esgoto de VRB.

         Com o objetivo de amenizar a situação, a Prefeitura está realizando investimentos e ações para ampliar a capacidade de armazenagem e abastecimento da cidade, mesmo que isso fosse obrigação legal da Copasa. Ações, inclusive, que foram destaque na imprensa regional, por ser um trabalho diferenciado que a Prefeitura de VRB está efetivando para buscar soluções ao problema, em relação às outras cidades da região.

         Sendo a principal obra, a ampliação da calha da barragem do córrego Santa Maria, a fim de aumentar o armazenamento de águas das chuvas em VRB. A execução das obras é função da Copasa, porém a Administração antecipou o trabalho para benefício dos rio-branquenses. A capacidade do reservatório será ampliada de 4.000m³ para 12.000m³, o que corresponde a 120 milhões de litros de água. O acordo entre a Prefeitura e a Copasa prevê o ressarcimento aos cofres públicos através de abatimento nas contas de água dos órgãos municipais.

         Em reunião entre a Prefeitura, o Ministério Público e a Copasa, esta repassou a informação técnica de que, mesmo que haja chuvas recorrentes na região nos próximos 10 dias, período que falta para o início do carnaval, a quantidade não seria suficiente para a normalização do abastecimento de água na cidade.

         Com esta nova informação técnica, após esgotadas todas as alternativas, e dado que a Administração preza em primeiro lugar pelo bem dos rio-branquenses, foi acertado com os blocos, escolas de samba e associações, o ADIAMENTO do carnaval em Visconde do Rio Branco, para nova data, a ser marcada, provavelmente no mês de abril, quando há previsão de que o volume de água na cidade já tenha aumentado a ponto de promover evento desta grandeza. Data na qual a Prefeitura se compromete a disponibilizar toda a infra-estrutura necessária para a realização da festa com a máxima segurança e tranqüilidade, como ocorrido nos anos anteriores.

         A Prefeitura fez todos os esforços possíveis, e trabalhou até o último momento, no sentido de garantir que a festa ocorresse na cidade, dada a manifestação cultural gratuita oferecida à população, além da importância econômica que tem para os rio-branquenses, com a geração de empregos diretos e indiretos, além do movimento de bares, restaurantes, hotéis, entre outros, que giram mais de R$ 500 mil na cidade durante o período, beneficiando o comércio local.

         O carnaval de VRB se tornou referência em todo o Estado de Minas Gerais, especialmente com os investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos dois anos, para proporcionar alegria e segurança aos rio-branquenses e também aos turistas, que cada vez vêem em maior quantidade para a cidade, dadas as condições favoráveis de divertimento.

         Dessa forma, a Administração reafirma seu compromisso junto a população em cobrar soluções da Copasa que possam solucionar a questão da falta de água na cidade, além de continuar investindo em medidas que minimizem a situação, em prazo mais rápido possível, para que todos os rio-branquenses possam voltar a ter água, que é um bem essencial.

Iran Silva Couri
Prefeito de Visconde do Rio Branco

Comentários